O olhar para o cliente precisa ser diferenciado

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Artigo de Opinião: Vice-presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Marcos Carbone

Ao longo de três dias, tivemos a oportunidade de conhecer aquilo que há de mais moderno no mundo do varejo e tendências que deveremos, em breve, ter em nosso comércio. A participação na NRF Retail´s Big Show trouxe lições importantes.

O novo comportamento do consumidor foi um dos temas mais comentados. É preciso focar na jornada do cliente, seja ele no ponto de venda físico ou digital. A realidade que teremos pela frente nos desafia. Nos próximos cinco anos deveremos ter a geração Y e Z que devem representar mais da metade do consumo. Então, o nosso varejo precisa estar preparado para atender esse público com todas as suas características.

A outra tendência é o crescimento do varejo local, essa nova característica foi impulsionada pela pandemia da covid-19, que mudou significativamente os hábitos dos consumidores. Uma pesquisa global realizada pela Kantar, que explora as expectativas das pessoas em todo o mundo. O levantamento realizado em abril de 2021 revela que, agora, mais da metade dos consumidores (52%) prestam mais atenção à origem do produto do que antes da pandemia. O estudo revelou também que, atualmente, há uma preocupação em impulsionar o mercado local: 68% dos entrevistados na pesquisa revelaram preferir comprar em supermercados perto de casa e 64% consideram que o comércio local é importante para a comunidade.

Por fim, o ensinamento é que o comércio precisa olhar para dentro dos negócios e compreender o que o cliente está buscando. Falar a linguagem do cliente é indispensável.

Artigo de Opinião: Vice-presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Marcos Carbone

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