Cães choram quando os tutores voltam para casa, diz estudo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A pesquisa mostra que os totós ficam com os olhos marejados de lágrimas quando os donos voltam para casa

Muitos tutores acreditam que os cães não sentem nada quando ficam sozinhos por longas horas ou quando são abandonados, o que não é verdade.

Durante um estudo feito neste ano pela Current Biology, os pesquisadores mediram a quantidade de lágrimas dos cães, através do teste de Schirmer. É um procedimento comum feito também nas pálpebras dos humanos.

O resultado apontou que o nível de lágrimas aumentou quando o cachorro reencontrou o tutor após um longo período separados. Além disso, também mostrou que ao olhar para alguém que não conhece, a umidade nos olhos não alterou.

Segundo a matéria publicada na Science Daily, os pesquisadores descobriram que a oxitocina, hormônio do amor, é uma das responsáveis por causar essa reação nos pets. Os cientistas afirmam que são lágrimas de amor.

Eles ainda não descobriram se os cães também choram e produzem lágrimas quando estão tristes e sozinhos, mas ficaram surpresos com essa nova descoberta.

Reprodução: Unsplash

Ansiedade de separação

Apesar de os pesquisadores ainda não afirmarem se há lágrimas de tristeza nos cães, sabemos que eles sofrem muito quando são deixados pelos tutores.

De acordo com uma publicação feita pela The Farmers Dog, uma pesquisa estudou mais de 2.700 cães, com 100 raças variadas.

Eles identificaram alguns comportamentos de angústia nos cães enquanto estavam separados de seus tutores, além dos sintomas comuns, como latir e choramingar excessivamente, babar, andar de um lado para o outro, destruir objetos e não se alimentar.

Em 2021, o Totós da Teté publicou uma notícia sobre a mudança de comportamento dos cães após a quarentena, devido a Covid-19. A Instituição britânica, Dog Trust, revelou que:

  • 26% dos tutores relataram que seus cães desenvolveram um problema de comportamento indesejado desde o início da quarentena;
  • houve um aumento de 40% nas pesquisas do Google referentes a “latido de cachorro” e “mordida de cachorro”.

Ou seja, analisando ambos os estudos, podemos observar o quanto os cães criam laços com seus tutores e o quanto o abandono ou mesmo um período longe podem afetar a saúde física e psicológica desses animais.

O abandono é repudiante e precisa ser erradicado. Há 20 milhões de cães sofrendo nas ruas. Por isso é necessário conscientizar a população sobre as obrigações com os animais antes de introduzi-los na rotina da casa.

Apesar de os cães serem extremamente fofos, eles também trazem grandes compromissos e responsabilidades. 

Fonte: Science Daily / The Farmers Dog

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies