Saiba quais os efeitos que a maresia faz para o ar condicionado e como amenizar os prejuízos

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Condições climáticas do litoral exigem uma atenção especial na instalação e manutenção de equipamentos de ar condicionado

O ar condicionado virou um item praticamente indispensável para quem tem casa ou apartamento na praia, por causa das elevadas temperaturas no verão. Porém, diferente do ambiente nas cidades distantes do litoral, o cenário exige uma atenção especial por conta dos efeitos da maresia. A orientação da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação é que sempre sejam procurados profissionais e empresas especializadas.

A maresia é um fenômeno que ocorre em cidades litorâneas que acelera o processo de corrosão de objetos metálicos em razão da presença de íons na água do mar.

“A maresia caracteriza-se pela grande quantidade de íons cloretos presentes na atmosfera marinha. A mistura desses íons com a umidade e os demais componentes da água do mar (sais de magnésio, sais de cálcio, bio organismos etc.). Quando carregada pelos ventos ou pela impulsão provocada pela própria arrebentação, interage com os materiais expostos na orla de diversas maneiras”, descreve o Engenheiro, Eduardo Bertomeu.

A sua influência nos equipamentos de ar-condicionado se manifesta em vários componentes.

“A corrosão é o efeito mais comum afetando trocadores de calor, que normalmente são feitos de cobre e alumínio e são fortemente atacados devido a pilha galvânica que se forma entre as aletas de alumínio e os tubos de cobre. É praxe utilizar trocadores de cobre e cobre ou com revestimentos anticorrosivos especiais. Cada fabricante tem o seu processo de construção”, explica.

Já os gabinetes, quando são construídos em chapa de aço galvanizada, devem ser tratados com processos de pintura específicos e resistentes à corrosão marítima e a exposição aos raios UV.

Orientações técnicas

A Petrobrás é uma referência nas instruções técnicas a respeito ,como exemplo as instruções para fundo N-1021 e Acabamento N-2677. Estas instruções estão disponíveis para download livre no site da Petrobrás https://canalfornecedor.petrobras.com.br/pt/regras-de-contratacao/catalogo-de-padronizacao/

Como estes processos de pintura são caros, não é incomum que equipamentos sejam fabricados inteiramente em aço inox 316L.

– Motores elétricos

O ideal é que os motores tenham a pintura resistente e ao mesmo tempo seus componentes internos protegidos. Uma referência é a instrução técnica N-2919 da Petrobrás

– Bandejas de condensado

Sempre de aço Inox 316L

– Parafusos

Devem ser de Inox 316L

– Quadro elétrico

Vedado IP56SW para impedir a entrada da maresia e o gabinete com a mesma pintura do gabinete

– Ventiladores

Seguem a mesma orientação dos gabinetes.

– Mancais e Rolamentos

Seguem a mesma orientação de pintura dos gabinetes nos mancais, e os rolamentos sempre lubrificados com graxa de sabão de lítio, recomenda-se a re-lubrificação no mínimo semestral de acordo com a severidade do ambiente

Especial atenção deve ser dada aos eixos dos ventiladores que devem ser pintados seguindo a mesma orientação dos gabinetes.

– Filtros de ar

Retém as partículas salinas e o quadro de filtro deve ser limpo a cada troca de filtros, de preferência com água doce.

Cuidados de manutenção

A corrosão dos equipamentos sempre vai se manifestar com o correr do tempo todavia pode ser minimizada com alguns cuidados básicos tais como:

– Manter os equipamentos limpos tanto internamente como externamente.

– Fazer inspeções periódicas no mínimo quinzenais e qualquer ponto de corrosão deve ser reparado de imediato.

– As bandejas de condensado devem ser lavadas com água doce ao menos mensalmente

– Os drenos e sifões devem ser inspecionados mensalmente

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

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