Cuidado humanizado: a importância da área da enfermagem no âmbito hospitalar  

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

No mês em que é celebrado o “Dia Mundial da Saúde”, destaca-se a necessidade de valorizar os técnicos em enfermagem, que atendem pacientes durante 24h 

No dia 07 de abril é celebrado o “Dia Mundial da Saúde”, data que marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS). No mês em que destacamos a importância da saúde pública, ressaltamos também a necessidade de valorização da área de enfermagem.  

Especialmente em âmbito hospitalar, estes profissionais desenvolvem um papel que vai além do conhecimento técnico, focado em um cuidado humanizado, visto que passam 24h junto aos pacientes. “Costumo dizer em sala de aula que os técnicos de enfermagem são os braços, as pernas e os olhos do enfermeiro, pois na grande maioria das vezes são  eles que identificam uma alteração no paciente, antes do enfermeiro e até mesmo do médico”, relata Tatiane Menezes, coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem da Fundatec.  

Os técnicos são responsáveis pela administração de medicamentos (necessitando de conhecimento em farmacologia), assim como o controle de sinais vitais, sendo essencial que estejam sempre atentos para identificar alterações pontuais. Além disso, a profissão conta com diversas outras funções de cuidados, como destaca Tatiane: “O enfermeiro também é por muitas vezes o amigo, o ombro e o sorriso que o paciente precisa naquele momento”.  

No ano em que o tema do “Dia Mundial da Saúde” é “Saúde para Todos”, também é necessário colocar em pauta o cuidado com os pacientes. “No Curso Técnico em Enfermagem abordamos muito o cuidado, mas de uma forma humanizada e com carinho, para que eles tenham consciência que não estão fazendo apenas um curso profissionalizante, mas que estão lidando com vidas, e que estas pessoas são o amor de alguém”, diz Tatiane.  

A coordenadora do curso da Fundatec ainda explicou que durante as aulas costuma fazer os alunos refletirem sobre o tratamento que gostariam de receber. A técnica é utilizada como um exemplo sobre o que devem fazer no dia a dia de trabalho. “Muitas vezes um relato de dor do paciente pode ser emocional, sendo apenas necessidade de atenção. Quando paramos por cinco minutos para conversar com o paciente e depois retornamos a perguntar como está a dor, ele muitas vezes diz que passou”, conta.  

Apesar de desempenharem um papel fundamental para o tratamento do paciente, os técnicos em enfermagem ainda carecem de valorização. Contudo, Tatiane afirma que a situação tem melhorado e os profissionais da área estão conquistando cada vez mais visibilidade e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. 

Foto: Tatiane Menezes – coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem – Créditos Fundatec

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies