Bagé garante mais oito exemplares para Morfologia do Cavalo Crioulo na Expointer

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Destaque da Exposição Passaporte ficou por conta de égua de criatório de Santa Vitória do Palmar (RS)

Na campanha gaúcha, em solo onde originou-se a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Bagé sediou mais um Passaporte Morfologia. Tradicional município quando falamos em criação de Cavalos Crioulos, e também com forte tradição no campeonato de éguas a campo em exposições morfológicas, entre os dias 11 e 13 de maio, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães – Associação Rural e Sindicato Rural, 81 animais marcados foram admitidos pelo técnico do evento, Felipe Caccia Maciel, além de 13 animais incentivo.

Sendo a Campeã Potranca Menor, Grande Campeã e também o Melhor Exemplar deste Passaporte, Tequila do Ichú foi quem puxou a fila dentre as fêmeas. Foi a primeira pista morfológica da colorada que é filha de Sedutor Tupambaé e Hermosura do Macanudo, criada e exposta pelo Condomínio Irmãos Flório, Cabanha Ichú, de Santa Vitória do Palmar (RS). Nas palavras do jurado Titular, Juan Montans, foram éguas de boa qualidade e a Grande Campeão “se apresentou muito bem, caminha muito bem, suavidade de linhas, uma lindíssima potranca”. O jurado Auxiliar deste Passaporte foi Eduardo Bello Brum, que além de auxiliar o jurado principal, foi o responsável pela ordenação das fila na categoria incentivo.

Entre os machos, o exemplar que primeiro entrou na pista foi também o que puxou a fila da sua categoria. JV Xavante foi Campeão Potranco Menor e Grande Campeão. Fazendo sua estreia em pistas neste ano, o colorado salino garantiu sua vaga na Morfologia Expointer. Filho de Índio do Boeiro e JV Nuestra Esperanza, é criação de Crioulos Santa Fé e Exposto por Diego Nascimento de Mattos, Cabanha Mattos, Bagé (RS). “Cavalo mais harmonioso, muito bem unido por cima, linha superior, cavalo com muita suavidade e que caminhou muito bem”, afirmou o jurado no desfile dos quatro machos passaporteados à Expointer.

O presidente do NCCCB, Fausto Bettanzo da Costa, relembra a tradição de Bagé nos campeonatos a campo, lembrando que a Reservada Campeã é uma égua à campo e também dos criadores que vieram de fora de Bagé para prestigiar mais esse Passaporte.

Confira o resultado

FÊMEAS

Grande campeã e Melhor Exemplar da Raça
TEQUILA DO ICHÚ
Criador: CONDOMÍNIO IRMÃOS FLÓRIO, Expositor: CONDOMÍNIO IRMÃOS FLÓRIO, Estabelecimento: CABANHA ICHÚ, Santa Vitória Do Palmar (RS)

Reservada Grande Campeã
ERVA SANTA CALA BASSA
Criador: MARCELO REZENDE MÓGLIA, Expositor: MARCELO REZENDE MÓGLIA, Estabelecimento: CABANHA CALA BASSA, Bagé (RS)

Terceira Melhor Fêmea
BASCA HERDEIRA
Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Expositor: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Estabelecimento: CABANHA BASCA, Uruguaiana (RS)

Quarta Melhor Fêmea
BASCA HENRIQUETA
Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Expositor: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Estabelecimento: CABANHA BASCA, Uruguaiana (RS)

MACHOS

Grande Campeão
JV XAVANTE
Criador: CRIOULOS SANTA FÉ, Expositor: DIEGO NASCIMENTO DE MATTOS, Estabelecimento: CABANHA MATTOS, Bagé (RS)

Reservado Grande Campeão
QUARTZO DA TAIMÃ
Criador: TAIANE LETICIA ZOCCHETTO, Expositor: TAIANE LETICIA ZOCCHETTO, Estabelecimento: CABANHA TAIMÃ, Santa Rosa (RS)

Terceiro Melhor Macho
BASCO FERRO E FOGO
Criador: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Expositor: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS, Estabelecimento: CABANHA BASCA, Uruguaiana (RS)

Quarto Melhor Macho
PREDADOR CALA BASSA-TE
Criador: MARCELO REZENDE MÓGLIA, Expositor: MARCELO REZENDE MÓGLIA, Estabelecimento: CABANHA CALA BASSA, Bagé (RS)

Fotos: Felipe Ulbrich/Divulgação (Nomes dos animais nos arquivos das fotos)

Texto: Redação ABCCC

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies