RS lidera apuração de denúncias durante Operação de combate à exploração sexual de criança e adolescente

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), realizou desde o início de maio, até esta quinta-feira (18/5) a Operação Caminhos Seguros, com o objetivo de intensificar o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, através da realização de ações educativas, preventivas e repressivas. O RS se destacou dentro da operação nacional em apurações de denúncias. Em todas as unidades da federação foram 2.258 denúncias apuradas, quase metade delas no Rio Grande do Sul.

Foram 981 denúncias contra exploração de menores apuradas, que resultaram em 235 prisões, 27 menores apreendidos e 28 vítimas resgatadas, entre elas, cinco crianças e adolescentes. Mais de 31 mil pessoas foram abordadas durante a operação que alcançou todos os 497 municípios do Estado.

No Estado a operação foi coordenada pelo Departamento de Planejamento e Integração da SSP, com a participação das instituições vinculadas. Foi empregado um efetivo de 6.121 policiais em 1.946 viaturas durante o período da operação. Além das fiscalizações de denúncias, foram realizadas vistorias em 2.799 estabelecimentos e abordagens em 10.812 veículos. Foram apreendidas 21 armas de fogo, 22 armas brancas e 169 munições, além de 1,5 mil materiais pornográficos digitais apreendidos.

A operação nacional foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – MDHC, e realizada nos 26 estados e no Distrito Federal, pelos órgãos de segurança pública de todo o país, com apoio dos Conselhos Tutelares.

O Rio Grande do Sul também desenvolveu 824 palestras com orientações educativas, alcançando mais de 53 mil pessoas. Durante toda a quinta-feira (18/5), os órgãos de segurança estaduais, o município de Porto Alegre e a Defensoria Pública Estadual realizaram uma ação no Largo Glênio Peres, no centro da Capital. Foram ofertados serviços e orientações para a população que circulava na região.

Fique atento e denuncie

As denúncias podem ser feitas no disque denúncia da SSP (181), no canal digital de denúncias (https://ssp.rs.gov.br/denuncia-digital), na Polícia Civil 197 e no Disque 100 do Governo Federal. Emergências podem ser encaminhadas ao 190 da Brigada Militar. Os canais de atendimento da polícia são gratuitos e anônimos.

Texto: Lurdinha Matos/SSP
Edição: Ascom/SSP

Fonte: https://www.pc.rs.gov.br/

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies