24º Ciclo de Palestras sobre Citricultura ocorre em Erechim no fim de junho

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Evento completa 30 anos desde a 1ª edição, realizada em Montenegro

Considerado o evento do setor mais importante do Sul do Brasil, o Ciclo de Palestras sobre Citricultura está em sua 24ª edição e ocorrerá nos dias 28 e 29 de junho (quarta e quinta-feira) na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) em Erechim. A ideia é proporcionar um encontro da pesquisa e universidades com a assistência técnica e os citricultores, para trocarem informações importantes sobre a cultura. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) é uma das promotoras do ciclo, que é gratuito e cujas inscrições podem ser feitas no local, no dia do encontro. A abertura oficial será às 18h do dia 28. São esperados 350 participantes.

Conforme o assessor técnico da Câmara Setorial de Citricultura da Seapi, engenheiro agrônomo Paulo Lipp, o ciclo é realizado de forma itinerante por convite de municípios que estão em regiões de expressão na Citricultura. “E o Alto Uruguai destaca-se por ser a maior região produtora de laranjas para suco no Rio Grande do Sul. São 3.100 hectares plantados”, pontua. “Além de 380 hectares de bergamota e cerca de 1.200 produtores que trabalham com citricultura”.

Na abertura oficial, haverá uma homenagem pelos relevantes serviços prestados na Citricultura ao servidor Lipp e ao produtor de citros João Batista Griebler.

Programação

No primeiro dia da programação, acontecem palestras sobre o cultivo de citros, análise setorial e perspectivas, estratégias e controles, novas variedades e práticas de manejo, entre outras, no auditório da universidade.

Os engenheiros agrônomos do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria (DDV), Rita Antochevis e Ricardo Felicetti, farão palestra sobre “Estratégias de prevenção ao Greening – HLB. E o diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Seapi (DDPA), Caio Efrom, será debatedor no tema “Controle da Mosca da Fruta e Outros Insetos Praga dos Citros”. Lipp, por sua vez, vai moderar o painel “Panorama da Citricultura na Região de Erechim e no Rio Grande do Sul”.

No dia 29, pela manhã, haverá visita técnica no município de Aratiba, com abordagens de sistematização, implantação e manejo de pomares jovens.

Além da Seapi, são promotores do evento: Emater/RS-Ascar; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar; e URI Campus de Erechim.  

SERVIÇO

O quê: 24º Ciclo de Palestras sobre Citricultura

Quando: dias 28 e 29 de junho

Onde: URI- campus Erechim

Inscrições: gratuitas no local e dia do evento

Texto: Darlene Silveira

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies