A Fronteira celebra cultura e pensa o futuro compartilhado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Desenvolvimento turístico integrado e sustentabilidade dão o tom para a oitava edição do Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia

A poucos dias para o começo da oitava edição do Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia, mais de 200 pessoas, ligadas a 30 entidades, trabalham para que o evento alcance um novo patamar em 2023. O desafio proposto é pensar conjuntamente o futuro da região, sem abandonar a proposta original de festejar a amizade entre Brasil e Uruguai, através dos sabores locais.

De 28 de julho a 05 de agosto, as cidades-irmãs de Santana do Livramento (Br) e Rivera (Uy), terão agenda cheia. Serão shows de música e dança, aulas de culinária, concursos de pratos, feiras de produtos locais e artesanato, entre outras atrações. As ações, que começam descentralizadas e focadas na população local, se concentram na Praça Internacional a partir do dia 1º de agosto, quando o Fronte(i)ra passa a ser um importante atrativo turístico.

A expectativa é de que até 40 mil pessoas circulem pelo local e que os leitos de hospedagem das duas cidades se esgotem. Excursões para que os turistas visitem as vinícolas da Ferradura dos Vinhedos e outros atrativos da região sairão da Praça Internacional, pelo menos três vezes ao dia. Estes passeios e outros três eventos são os únicos, dentro da programação de mais de 100 atividades, onde será cobrado ingresso. O Festival Binacional de Enogastronomia tem 98% das ações com acesso gratuito, confira a programação completa no site fronteirafestivaldeenogastronomia.com.

Na data de abertura dos pavilhões, terão início as feiras de premiados produtos locais – como vinhos, azeites de oliva, carnes, mel e queijos – além da participação de 125 produtores regionais no espaço da agricultura familiar e artesanatos. Haverá um ambiente dedicado à Erva Mate e outro para as aulas de culinária. No mesmo dia, também terá início a Feira Binacional do Livro e começarão os fóruns, que tratarão temas ligados à produção, às mudanças climáticas, à integração e ao desenvolvimento.

“Em cada um dos 13 fóruns de debates binacionais, estarão presentes os temas da sustentabilidade, do desenvolvimento da fronteira e, claro, da enogastronomia. Depois de encerrado o Festival, vamos promover um seminário para compilar todas as reflexões em um documento único, chancelado pelas instituições públicas e privadas de ensino superior e técnico que participam da organização. É dessa forma, com pensamento crítico, que queremos contribuir para a construção de um plano de desenvolvimento estratégico do turismo na Fronteira”, explica a curadora do Festival, Jussara Dutra.

O esforço para coordenar as cabeças-pensantes de Santana do Livramento e Rivera está em consonância com o projeto Fronteira da Paz Sustentável, que propõe o desenvolvimento integrado e sustentável das zonas urbanas de ambos os lados da linha divisória. Este projeto (que tem patrocínio da União Europeia) vem desenvolvendo ações como o plano integrado de manejo de resíduos sólidos. Esta iniciativa, em concreto, terá no festival um importante teste – de conscientizar os participantes para produzir menos desperdícios e destinar adequadamente os resíduos sólidos do evento.

“Este é o primeiro ano em que a Sustentabilidade é tema transversal do Fronte(i)ra. Em todas as atividades, ele estará presente. Hoje não se fala mais em gastronomia, alimentação e consumo sem que se fale de sustentabilidade. Questões ligadas à água, ao solo e à saúde da população são sérias e qualquer festival que fale de alimentação, precisa tratar disso”, explica Jussara.

O Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia encerra no sábado, dia 05 de agosto, com o Assado Fronteiriço. Serão 17 estações comandadas por dois expoentes da gastronomia, o santanense Antônio Costaguta, El Topador, e o comunicador e chef de cozinha uruguaio Hugo Soca, do programa de TV “De la Tierra al Plato”. O propósito é mostrar as raízes e a diversidade da culinária tradicional da fronteira. Os ingressos limitados estão à venda pelo Sympla.

Assinado por: Clarisse de Freitas

assessoria de imprensa

MTB 11.872

Credito das fotos: Natalia Sosa

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies