Calçados Bibi é uma das 25 empresas mais inovadoras da região Sul do Brasil

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  • Pela terceira vez consecutiva, a companhia é a única representante infantil do setor de couro e calçados a conquistar a chancela da Revista Amanhã
  • Com programa Ninho de Inovação, a marca fomenta a inovação entre os stakeholders

Chancela concedida pela Revista Amanhã, a Calçados Bibi, empresa com mais de 70 anos na indústria calçadista infantil, recebeu o prêmio ‘Campeãs da Inovação’. A companhia é uma das 25 empresas mais inovadores da região Sul do Brasil, sendo a única representante do setor infantil de couro e calçados. Esta é a terceira vez consecutiva que a Bibi figura no ranking da premiação.

Uma das premissas da Bibi há anos, a inovação faz parte do dia a dia da empresa, que busca se tornar cada vez mais competitiva no segmento de moda infantil, desenvolvendo soluções criativas e que auxiliam de forma efetiva suas operações. Dessa forma, a marca conta um programa chamado Ninho de Inovação que de incentiva a contribuição colaboradores, franqueados, fornecedores, clientes com novas ideias e sugestão de solução para os desafios do negócio. O objetivo do programa é tornar a Bibi a empresa mais inovadora em calçados infantis, fomentando novas soluções e desafiando os stakeholders a pensar em novas ideias e melhorias. Em 2022, a Bibi investiu 7% do faturamento para as pesquisas e desenvolvimento/inovação, em que foram elencadas 12 iniciativas estratégicas, sendo 30% voltadas à indústria 4.0 e 70% ao desenvolvimento de produto e mercado.

Além disso, a companhia investiu nos últimos anos em mudanças que levam o conceito de Indústria 4.0, englobando a automação e tecnologia da informação em conjunto com as principais inovações tecnológicas. Com fábricas em Parobé, no Rio Grande do Sul, e em Cruz das Almas, na Bahia, a Bibi comprou maquinários com inteligência israelense para a área de costura e utiliza tecnologias inteligentes na gestão das fábricas, aplicadas à engenharia. Outra estratégia da marca foi a alteração do layout fabril da indústria, que teve início em 2020, e permitiu o crescimento de 18% na eficiência, 20% na capacidade produtiva e diminuiu em 49% a ocupação dos colaboradores da unidade baiana. Baseado nesta experiência, a empresa replicou o modelo no Rio Grande do Sul, onde obteve aumento de 12% na capacidade e crescimento de 10% na produção. Este é um movimento de preparação da fábrica para o avanço em relação ao padrão de manufatura 4.0, recursos de tecnologia e a aquisição de novos ativos que vão estabelecer a comunicação das máquinas entre si, com área de planejamento e controle e, posteriormente, com as lojas. A mudança tecnológica é constante e segue em ritmo acelerado até 2024 dentro do planejamento da Calçados Bibi.

“Entendemos que a inovação tem que ser constante em nosso segmento, tanto em produtos oferecidos aos consumidores, quanto internamente com investimento em equipamentos e em demais áreas. Dessa forma, construímos uma gestão altamente participativa e transparente, em que compartilhamos as ‘dores’ do negócio com os nossos parceiros, com objetivo de encontramos uma solução que seja capaz de trazer melhorias, além de incentivarmos os colaboradores, representantes, rede de lojas e fornecedores em contribuir com novos projetos e ideias. O Ninho de Inovação, que reúne todas as sugestões, nos permitiu criar diversos produtos e ferramentas que, atualmente, são fundamentais para o crescimento sustentável da empresa. As ideias colocadas em prática pelo programa seguem a quatro requisitos primordiais, sendo eles: alinhamento com o negócio, novidade, execução e resultado. Com isso, conseguimos incorporar projetos que se alinham ao propósito da companhia, que é fazer o bem para as crianças e transformar o mundo por meio deles, um passinho por vez”, comenta Andrea Kohlrausch, presidente da Calçados Bibi.

Na sua 19ª edição, o prêmio ‘Campeãs da Inovação’ conta com pesquisa que adota o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). A iniciativa tem como objetivo criar uma geração de líderes globais, conectando-os ao principal centro de referência mundial nas áreas de inovação e educação. Tudo isso, por meio de um programa personalizado e único que combina conhecimento, network, benchmarking e experiência cultural.

Sobre a Calçados Bibi

Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com o propósito de fazer o bem, um passinho por vez, a Bibi, fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, visa o incentivo às práticas sustentáveis, o estímulo ao desenvolvimento saudável das gerações futuras, e o cumprimento das suas responsabilidades sociais para a construção de um mundo melhor. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas. A empresa é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico, Cultural e Social.

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