Presidente da Cotribá participa de audiência com ministros sobre demandas do agro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Na avaliação do presidente da Cotribá, Celso Krug, a Expointer 2023 vem sendo uma das melhores edições. Além da grande movimentação na casa, que foi ampliada recentemente para melhor acolher os visitantes, a feira está recebendo importantes debates para a evolução do agronegócio gaúcho. Destaque para a audiência realizada nesta quinta-feira (31/8) com os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta. Pouco antes, ocorreu a reunião do Conselho de Administração da CCGL, parceira da Cotribá.

No encontro com os ministros, participaram também entidades do agro gaúcho, representantes da Embrapa e BNDES, além de lideranças políticas estaduais. Celso Krug comenta que foram abordadas diferentes pautas no encontro, como a alteração no início do vazio sanitário para a cultura da soja no RS, de 8 de janeiro para o mês de fevereiro, a fim de ampliar o período de plantio. Outra demanda apresentada na audiência foi a redução no percentual da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), de 65% para 60% para produtores gaúchos.

Os participantes ainda levaram aos ministros a preocupação com o endividamento dos produtores de leite, especialmente provocada pelas estiagens das últimas temporadas, e a necessidade de disponibilizar novos recursos para auxiliá-lo via cooperativas. Além disso, também foi discutido o baixo valor pago pelo leite brasileiro e a concorrência do produto importado, que geralmente chega subsidiado pelos seus governos de origem. “O ministro Favero foi muito receptivo às nossas demandas, inclusive mostrando avanços em algumas medidas para aprovar em Brasília. Saímos do encontro com a expectativa de boas notícias aos nossos cooperados. Afinal de contas, tão importante quanto investir em novas tecnologias e no aprimoramento da produção, precisamos cada vez mais conscientizar a classe política da realidade do nosso agronegócio”.

Sobre a movimentação na Casa Cotribá, Celso Krug comemora a grande presença do público até este momento da Expointer. “Estamos muito felizes em receber nossos parceiros e clientes, que contam conosco para alcançar os melhores resultados no negócio rural. Seguiremos de portas abertas para ainda mais visitas até o final da feira”.

Sobre a Cotribá

Com sede em Ibirubá e fundada em 21 de janeiro de 1911, a Cotribá é a mais antiga cooperativa agropecuária em funcionamento no Brasil. Tem, atualmente, mais de 9 mil associados e mais de 1.400 colaboradores. Sua atuação na comercialização de produtos, serviços, área de produção animal e assistência técnica abrange todo o estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, atendendo mais de 30 mil clientes. São milhões de hectares de área cultivada principalmente com soja, trigo, milho, cevada, aveia e canola. Além disso, a cooperativa conta com 23 lojas agropecuárias, veterinária e peças para maquinário agrícola, 37 revendas, 05 postos de combustível, 04 supermercados e 02 fábricas de rações.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies