Projetos para a agricultura são destaque na Consulta Popular

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A Consulta Popular 2023 está aberta para o recebimento de propostas até o dia 28 de setembro. Os cidadãos podem participar do processo com sugestões em diferentes áreas. As áreas que receberam maior número de propostas até o momento foram a agricultura, assistência social, turismo, esporte e lazer e meio ambiente.

Na área da agricultura, os municípios dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento que enviaram propostas para votação são os dos Coredes do Alto da Serra do Botucaraí, Celeiro, Jacuí Centro, Médio Alto Uruguai, Paranhana Encosta da Serra, Produção, Sul e Vales do Caí, Jaguari, Rio dos Sinos, Rio Pardo e Taquari.

Igor Noronha, presidente do Corede Jacuí Centro, destaca que o setor primário é a vocação dos sete municípios desta região. As propostas registradas até quarta-feira (13/09) são de cisternas para captação da água da chuva, em função da sequência de anos de estiagem registrados no Rio Grande do Sul, a correção do solo com calcário e a construção, recuperação e melhoria de microaçudes.

“A nossa prioridade é mobilizar a população para votar e garantir os recursos para a região”, destaca Igor, que assumiu a presidência no mês passado e é representante da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) no Conselho. Para garantir os recursos é necessário que 2% da população compareça às urnas. “Nós temos uma boa participação em municípios menores, como Cerro Branco, Novo Cabrais, São Sepé, mas o nosso desafio é Cachoeira do Sul, que na última Consulta não atingiu o mínimo de eleitores”, afirma.

A questão da reserva hídrica também está presente nas propostas dos Coredes do Alto da Serra do Botucaraí, Médio Alto Uruguai, Paranhana –  Encosta da Serra e Vales do Caí e Taquari.

“Nós fizemos quatro audiências públicas em todo o Vale do Caí, composto por 19 municípios, e a questão da irrigação, do manejo da água, foi eleita como prioridade na Consulta Popular deste ano”, destaca Alzir Bach, presidente do Corede do Vale do Caí. Segundo ele, a seca do último ano foi grande, causando diversos prejuízos para os produtores e isso esteve muito presente nos debates.  Os projetos do Vale do Caí são para aquisição de caixas d’água PVC e aquisição de materiais para irrigação e para produção de hortaliças. 

Veja aqui todas as propostas já registradas na Consulta Popular (https://consultapopular.rs.gov.br/apoie-uma-proposta)

As próximas etapas da Consulta Popular são as assembleias públicas intermediárias, as assembleias regionais ampliadas e a votação das propostas – que ocorre de 27 de novembro a 1º de dezembro.

Para o processo de 2023, o governo estadual irá destinar R$ 60 milhões, R$ 5 milhões a mais do que na edição anterior, valor que será distribuído pelo Estado aos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Texto: Maria Alice Lussani/Ascom Seapi

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies