Secretaria da Agricultura participa de Encontro de Fruticultores em Centenário

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O fiscal estadual agropecuário e engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Paulo Lipp, foi palestrante no Encontro de Fruticultores que ocorreu nesta quarta-feira (27/9) no município de Centenário. A promoção foi da Prefeitura e contou com apoio da Emater/RS-Ascar e outras entidades. Estiveram presentes 22 prefeitos da região do Alto Uruguai. O secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, fez um pronunciamento por meio de vídeo.

Lipp, que é assessor da Câmara Setorial da Citricultura, abordou o “Panorama da Produção de Laranja no RS”. Ele falou sobre a importância da citricultura e os potenciais do RS (solo clima) para produção de laranja. Segundo Lipp, os 10 maiores municípios produtores em 2023 foram, por ordem: Alpestre, Aratiba, Liberato Salzano, Itatiba do Sul, Planalto, Arvorezinha, Harmonia, Mariano Moro, Rosário do Sul e São José do Hortêncio.

Conforme dados do IBGE, a produção da cultura no Estado em 2022 foi de 357,2 mil toneladas em 21.100 hectares, e a expectativa para 2023 é de 320,1 mil toneladas em 20.400 hectares plantados. “São 18 as variedades de laranja mais plantadas no Rio Grande do Sul, entre elas Valência, Lanelate e Salustiana”, destacou Lipp.

 “A citricultura aqui do Estado está próxima da sustentabilidade por causa do baixo uso de insumos químicos, da produção familiar e da busca de mercado na Europa, além do de Orgânicos”, acredita o assessor. Mas, de acordo com ele, existem desafios, como a profissionalização do produtor, a assistência técnica efetiva, o apoio das prefeituras, mudas de qualidade, entre outros. “É preciso denunciar a entrada de mudas clandestinas, proibir a venda por ambulantes nas cidades e informar a Seapi sobre qualquer suspeita”, alertou.

Outras palestras

Durante o encontro, também houve explanação de extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar sobre a fruticultura como fator de desenvolvimento nos municípios na região do Alto Uruguai; a sistematização de áreas para implementação de pomares; a nutrição dos pomares; entre outros temas.

Ocorreu ainda o lançamento da pedra fundamental da Citro Sul Indústria e Comércio de Sucos Ltda, que será instalada no município e pretende gerar empregos e oportunidades para diversos municípios da região, inclusive Cacique Doble.

Projeto de ampliação da área de citros

Durante o encontro, foi entregue a representantes do governo do Estado um projeto de ampliação da área de citros na região do Alto Uruguai, Erechim e parte de Passo Fundo.

Além da Emater/RS-Ascar, apoiaram o evento as empresas Moreto e Longavita, Laticínios Kanigoski e as instituições financeiras Banco do Brasil, Cresol, Sicredi e Banrisul.

Texto: Darlene Silveira
Foto: Divulgação/Seapi

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies