Projetos sobre inclusão e ensino são destaque no Senac Santana do Livramento

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Senac Santana do Livramento está comemorando dois importantes reconhecimentos. Kátia Silene Navarro Severo, pedagoga, e Bruna Machado da Rosa, docente dos cursos de Idiomas, foram agraciadas com o 2º e 3º lugares no Destaque Pedagógico 2023, reconhecimento concedido pelo Senac-RS a docentes e pedagogos por práticas inovadoras que tiveram impacto na aprendizagem dos estudantes. O programa está em sua 6º edição e já foi ganhador do Top Ser Humano, da ABRH.

Kátia desenvolveu o projeto “Impulsionando a Educação”, aplicado aos docentes do Senac Santana do Livramento no primeiro semestre deste ano. Planejado com base no projeto político-pedagógico da escola, o projeto pensa a Educação como um processo contínuo e permanente na busca por conhecimentos e saberes pedagógicos. “Pensando em storytelling como ferramenta de aprendizagem, os professores foram convidados a embarcar numa viagem de trem com quatro paradas, ou seja, dinâmicas aplicadas a cada mês que levaram os docentes a pensarem e repensarem as práticas pedagógicas aplicadas na escola. Essas ‘paradas’ envolveram grupos de conversas, atividades de estímulo à criatividade e inovação e educação inclusiva”, explica a pedagoga.

Para Kátia, receber a premiação é muito importante: “não apenas pela valorização de um trabalho e de estar no caminho certo, mas principalmente por ter a convicção de que nossa missão institucional – que é mudar vidas através da Educação – se cumpre de dentro para fora, na capacitação dos professores”. Ela conclui: “temos que desenvolver o protagonismo dos alunos, competências e amor pela escola”.

O projeto da professora de Idiomas Bruna da Rosa considerou a necessidade de promover práticas inclusivas. “Realizei uma aula na qual alunos da turma Buddies 3 (entre 7 e 9 anos) estudaram vocabulário de roupas e clima em ASL (Língua Americana de Sinais).  Não temos alunos surdos na nossa escola, entretanto, essa é uma prática que visa abrir portas da escola para todos”, conta. Utilizando materiais muito simples os alunos construíram um mobile com as roupas sinalizadas em ASL. “Com o interesse e o engajamento a aula não ficou limitada aos vocábulos pré-definidos, os alunos sinalizaram mais de 20 sinais e expressões em libras e ASL”, explica.

Receber o reconhecimento do Senac-RS deixa Bruna emocionada. “Não pensei que em tão pouco tempo de casa teria espaço para apresentar essa proposta e estar na 3ª colocação de todo Rio Grande do Sul. Estou firme de que a educação muda vidas, que todos esforços e estudos não foram em vão, sobretudo, fico feliz em proporcionar essa experiência aos meus alunos”, conclui.

“O reconhecimento, na verdade, não está no prêmio, mas na percepção do quanto a equipe se desenvolveu através da tua abordagem assertiva e que já se consegue colher frutos desse trabalho”, finaliza Kátia.

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