Cirurgia para rinite: como funciona e para quem é indicada

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Embora não cure a rinite, o tratamento é uma forma eficaz de amenizar a obstrução nasal causada pelo quadro

O que é Cirurgia para rinite?

cirurgia para rinite, chamada turbinectomia, geralmente associada à septoplastia – cirurgia que corrige o desvio de septo – visa melhorar os sintomas de obstrução nasal. Ela melhora o desvio de septo e a condição das conchas nasais ao remover seu excesso, proporcionando uma melhor ventilação nasal e a diminuição das crises de rinite.

Como funciona a cirurgia?

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral. Não existe corte externo, tudo é feito de maneira intranasal e, geralmente, por via endoscópica.

Para quem é indicada?

A cirurgia é indicada para os pacientes resistentes ao tratamento clínico que não apresentam melhora e para os pacientes com obstrução nasal severa.

Saiba mais: Desvio de septo: quando é necessário operar?

A cirurgia cura totalmente a rinite?

A cirurgia não cura a rinite. Ela ameniza os sintomas de obstrução nasal. Portanto, o cuidado e o acompanhamento clínico devem continuar para a manutenção adequada da mucosa nasal e para reduzir a recorrência dos sintomas.

Saiba mais: 6 medidas para aliviar os sintomas da rinite

Contraindicações

A cirurgia para rinite é contraindicada para pacientes com doenças graves ou condições clínicas que não possam ser submetidos à anestesia geral, como doenças cardíacas, doença de ParkinsonAlzheimer, ou que tiveram um AVC. Além disso, gestantes também não podem realizar a cirurgia.

Saiba mais: Descongestionante nasal faz mal? Saiba como acabar com o vício! 

Cuidados

Cuidados preparativos antes do procedimento

Os cuidados preparativos antes do procedimento limitam-se à realização de todos os exames pré-operatórios para a segurança absoluta da cirurgia, como exames clínicos (nasofibrolaringoscopia) e de imagem, como a tomografia da face.

Cuidados após o procedimento

Os cuidados após a cirurgia incluem um repouso relativo sem esforço físico e sem exposição excessiva a altas temperaturas para evitar sangramento nasal. É extremamente necessário uma limpeza adequada do nariz através das lavagens nasais com soro fisiológico e acompanhamento médico regular.

Saiba mais: Lavagem nasal para rinite: como fazer da forma correta?

Validado por Dra. Cristiane Adami

Otorrinolaringologia CRM 121706/SP

Escrito por Ananda Silva

Redação Minha Vida

Fonte:

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies