Entenda o que é champagne e como escolher a melhor

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Muitos conhecem o nome e, até mesmo, já tomaram essa deliciosa bebida, mas poucos sabem o que é champagne e suas diferenças para outras bebidas alcoólicas gaseificadas.

E se engana quem pensa que não, mas sim, existem várias distinções entre elas. Por isso, para escolher o melhor champagne, é necessário se atentar a todas essas variações e informações sobre cada bebida. 

Para festas de gala, noites de baile e, principalmente, para as festividades de natal e ano novo, esta é a bebida ideal, e fica difícil escolher qual o mais adequado sem saber detalhes da bebida. Mas, com algumas dicas, é possível compreender mais sobre ela e estar pronto para escolher o melhor champagne possível. Veja!

O que é champagne e qual é a sua origem?

Champagne é uma bebida alcoólica fermentada muito semelhante ao vinho. Na verdade, os processos de fabricação do vinho, inclusive os usos das uvas, são basicamente os mesmos utilizados para a champagne, a diferença é que a bebida em questão passa por uma fermentação a mais do que a utilizada no vinho. 

Seu nome vem da região onde foi inicialmente produzida, a Champagne, uma província francesa localizada próxima de Paris. Reza a lenda que a tradicional bebida foi descoberta por um monge cristão de nome Dom Pérignon, entre a metade do século XVII e o começo do século XVIII. 

O monge teria ouvido que certos vinhos podem passar por uma nova fermentação de engarrafados e armazenados de certo modo, o que liberaria mais gás devido ao processo duplo de fermentação. Pronto para testar, Dom Pérignon teria então colocado vinhos em garrafas mais fortes com rolhas presas por arames para segurar a pressão e deixado para fermentar novamente. 

Como deve imaginar, seu teste deu muito certo! A segunda fermentação resultou no que é champagne, uma bebida duplamente fermentada e com um sabor característico.

Como é feita a champagne?

Assim como o vinho, todo a champagne é criada a partir de uvas, mas, especificamente, com as da espécie pinot noir, pinot meunier e uva branca chardonnay. Vale lembrar que as uvas são muito importantes para o sabor e o degustar do vinho, logo, é fundamental prestar bastante atenção na fruta de origem, afinal, muitos decidem qual a melhor champagne a partir da uva.

Como vimos ao entendermos o que é champagne a bebida passa por duas fermentações distintas. Em sua produção hoje, o champagne primeiro é fermentado em seus tonéis e depois é engarrafado. A segunda fermentação é realizada dentro da garrafa de forma natural, e pode durar até 3 anos completos. 

Qual a diferença entre champagne e espumante?

Todo espumante é um champagne, mas os champagnes são espumantes que foram fabricados especificamente na região de Champagne, a província da França. As bebidas de alta qualidade que foram produzidas lá recebem este nome em homenagem à região, e como um selo de maior excelência no produto. 

Também pode acontecer como uma distinção entre a qualidade dos espumantes, onde aqueles considerados mais sofisticados são chamados de champagne. Basta se atentar à origem para saber exatamente se determinada bebida se trata de uma champagne original da França ou se apenas leva o nome por uma mera convenção. 

Como escolher pelo melhor champagne?

Há algumas variações da bebida, quanto ao teor de açúcar e álcool, tipo de uva, entre outros. Tudo isso pode influenciar no sabor da bebida, já que cada característica pode tornar uma bebida mais suave ou mais forte.

Para te ajudar, separamos uma seção incrível com rótulos de champagne de alto nível para você conhecer e se surpreender com o sabor fino e marcante. Há opções de coloração branca e rosé, e ainda, opções desde doces a secas. Confira!

A seguir veja dicas que são essenciais seguir na escolha da melhor bebida:

Confira a quantidade de açúcar

A quantidade de açúcar é um índice importante para qualquer bebida, esta informação está descrita no rótulo do produto e obedece nomenclaturas tradicionais. As bebidas se dividem do seguinte modo: 

  • Champagne nature: Espumante mais seco da categoria, com cerca de até 3 gramas de açúcar por litro. É considerado por muitos a versão mais pura e tradicional; 
  • Champagne extra-brut: Levemente mais adocicado, mas ainda assim bem seco. Possui uma variação de 3 gramas de açúcar por litro e pode chegar a 8 gramas; 
  • Champagne brut: Na versão brut o açúcar passa a ser mais sentido e é encontrado por litro entre 8 até a 15 gramas. 
  • Champagne sec: O champagne seco por incrível que pareça é considerado até bastante doce, já que pode variar entre 15 gramas até a 20 gramas de açúcar por litro;
  • Champagne demi-sec: Por fim, o champagne mais polêmico é o demi-sec que apresenta a maior variação, que vai de 20 gramas e pode chegar a 60 gramas de açúcar por litro;
  • Champagne doce: Também conhecido como champagne moscatel, esta categoria apresenta bebidas com mais de 60 gramas de açúcar. A mais doce da categoria. 

Verifique o tipo de uva

Como comentamos, as uvas são importantes na hora de definir qual champagne consumir. Cada tipo produz uma bebida com um sabor característico, e muitos usuários tem suas próprias uvas como favoritas. Vamos entender melhor abaixo:

  • Pinot noir: Dá estrutura para a bebida, corpo e aroma;
  • Pinot Meunier: Acrescenta um aroma frutado e floral;
  • Chardonnay: Oferece uma bebida com mais frescor e delicadeza. 

A dica é experimentar as bebidas de todas as uvas e definir qual a melhor fica mais saborosa. Tente identificar as diferentes características de cada uva em cada bebida e teste seu paladar! 

Analise com o que harmoniza

É importante saber harmonizar bem a bebida na hora de experimentar, muitas vezes a harmonização muda seu critério do que seria a melhor escolha. As champagnes consideradas secas harmonizam bem com queijos, frutas, castanhas, nozes, massas e frutos-do-mar. 

Já as versões mais doces ficam ótimas com outros doces, chocolate amargo, sobremesas, bolos, tortas e frutas mais doces como maçãs e abacaxis. Tenha em mente essas harmonizações para degustar corretamente cada variação da bebida. 

Veja se possui certificações ou premiações

E por fim, uma dica de ouro para escolher a melhor champagne para experimentar é verificar se o produto tem certificações e premiações. Essas premiações devem ser internacionais, especialmente europeias, pois é de lá que a bebida surgiu.

Há produtos que foram até mesmo discutidos e indicados como bons por degustadores locais, próximos de você. Essas considerações não devem ser descartadas, ao contrário, são opiniões que dizem algo a respeito da bebida e pode ser muito interessante dar uma olhada e verificar por si mesmo. 

Agora que já sabe o que é champagne, não deixe de degustar esta bebida tradicional, sofisticada e deliciosa! Aproveite as festas e ocasiões elegantes para consumi-la e tornar esses momentos muito mais especiais! Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies