Sorvete saudável: Nutricionista do CEUB ensina receitas nutritivas e refrescantes para o verão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Usando a criatividade, frutas e ingredientes naturais é possível fugir dos conservantes e gorduras dos doces industrializados

Paixão unânime, o sorvete se destaca quando o assunto é o calor! O problema mora nas gorduras trans, conservantes e açúcar, responsáveis pelo aumento do colesterol ruim, dos triglicerídeos e de outras doenças. A boa notícia é que, com criatividade, é possível saborear sobremesas sem prejudicar a saúde, com alternativas preparadas com frutas e produtos naturais. A especialista em Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Paloma Popov ensina opções saborosas e saudáveis para o verão.

– Sorvetes: a nutricionista indica preparações caseiras dos “Sorbets”, os gelados de fruta, com banana, morango, manga e frutas vermelhas. “Conseguimos uma boa cremosidade batendo frutas congeladas. Para incrementar o sabor, vale acrescentar mel, aveia, granola, castanhas e até nibs de cacau”, recomenda. Se quiser, pode adicionar chocolate em pó na massa para ter um sorvete de banana com chocolate.

– Cremosidade: outra opção é processar a fruta com iogurte natural. Produzido pela fermentação bacteriana do leite, o emulsificante natural é rico em cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. A especialista alerta que o iogurte natural comprado no supermercado deve ser puro, sem conter outro ingrediente no rótulo. “É possível fazer um iogurte natural em casa, a partir do aquecimento do leite pasteurizado, com a adição de um ácido, como o limão, por exemplo, gerando a coagulação da proteína. A partir da famosa “coalhada”, podemos inserir sabor, com raspas de coco, mel ou leite de coco, com o uso do liquidificador”, detalha.

– Picolés: os picolés também funcionam com alternativas naturais e saudáveis. Paloma Popov destaca que a sobremesa pode ser feita à base de água e fruta. Ela acrescenta o fato de o picolé ser um clássico de dinâmicas culinárias com as crianças nas férias, preenchendo forminhas coloridas, com ingredientes nutritivos. “Podemos utilizar os sabores que as crianças gostam, como o chocolate e de frutas em geral. Outra dica é evitar frutas que são compostas por muita água, como melão, melancia e mamão”.

– Suco: independentement da estação, o suco é uma das opções mais nutritivas para se refrescar. A nutricionista do CEUB alerta que para absorver o valor nutricional do suco de fruta, é interessante que seja consumido imediatamente após o preparo. Popov explica que quase todas as frutas têm vitamina C e com o suco, a vitamina evapora após um tempo. Nesse sentido, o recomendado é o consumo imediato.

Confira a receita e prepare seu sorvete saudável em casa:

SORVETE DE BANANA COM IOGURTE

Rendimento: +ou- 400g

Ingredientes

4 Bananas (médias) Maduras (pode ser banana prata)

400g de Iogurte Grego (ou 2 potinhos)

1 Colher (sopa) de Mel

Passo a passo

– Pique bem as bananas e triture no liquidificador ou processador.

– Junte o iogurte grego e o mel e bata bem até formar um creme liso e homogêneo.

– Coloque em um recipiente que possa ir ao freezer e deixe congelar (isso deve demorar pelo menos 2 horas).

– Retire do freezer 20 minutos antes de servir para dar uma leve derretida e sirva!

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies