Brasil começa 2024 com elevação no volume de serviços

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 15 de março, apontam que 2024 começa com aumento no volume de atividade no país: elevação de 0,7% nos serviços prestados em janeiro na comparação com dezembro. Trata-se do terceiro resultado positivo do indicador em sequência, acumulando o crescimento de 1,9% nos últimos três meses.

Vale lembrar que, no acumulado de 2023, o setor fechou com alta de 2,3%, terceiro ano seguido de elevação, de acordo com o IBGE. A última vez em que o setor de serviços tinha crescido por três anos consecutivos ocorreu entre 2012 e 2014.

No primeiro mês deste ano, quatro das cinco atividades analisadas pelo instituto ficaram no campo positivo. Somente os serviços prestados às famílias apresentaram queda: -2,7%. Tiveram alta os segmentos de informação e comunicação (1,5%); serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%); transportes (0,7%); e outros serviços (0,2%).

Serviços em alta

O aquecimento da atividade em vários segmentos da economia nos últimos meses também é confirmado pela dinâmica de atendimento nos empreendimentos do setor de Serviços – como no caso da Agilize, a primeira contabilidade Online do Brasil, que destaca a busca por abertura de CNPJs.

“As empresas têm solicitado alguns serviços que envolvem tecnologia e vão além da contabilidade completa, como conciliação bancária, financeiro automático, agendamentos e cálculo automatizado do fator R. Este, em especial, é muito estratégico para empreendimentos de serviço reduzirem legalmente sua carga tributária e terem mais folga no caixa”, pontua Marlon Freitas, CMO da Agilize.

Segundo o executivo, em 2023, mesmo com empresas de Comércio fechando cada vez mais contratos para cuidar da contabilidade, as de Serviço tiveram muito mais volume nos acordos. “Além de já serem maioria no Brasil, comparada a outros setores, é nítido o crescimento das prestadoras de serviço no país, inclusive por conta dos novos modelos de contratação e das mudanças do mercado”, completa.

“Em 2023, abrimos mais de 6 mil empresas no Brasil. O crescimento na criação de negócios vem se mostrando expressivo. Tudo isso é facilitado porque atendemos empresas em todo o país”, diz o CMO. 

Cenário do setor

De acordo com o IBGE, a Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o cenário do setor no território nacional, pois faz o levantamento da receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Em março, o instituto realizou a 13ª divulgação da nova série da pesquisa, que contou com atualizações na seleção da amostra de empresas, bem como alterações metodológicas para retratar as mudanças econômicas na sociedade brasileira. A próxima divulgação do levantamento sobre o comportamento conjuntural do setor de serviços, relativa ao mês de fevereiro, ocorrerá no dia 12 de abril. 

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies