Mais de 6 milhões de pessoas contrataram um empréstimo consignado, diz pesquisa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Os dados do Dataprev mostram que, em dezembro de 2023, 6.796.060 pessoas contrataram um empréstimo consignado. A principal vantagem desse empréstimo é que ele possui juros mais baixos. Nele, o salário é usado como garantia. No entanto, é importante prestar atenção para não cair em armadilhas. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em 2022, foram registradas 57.824 tentativas de fraudes. Isso significa que, em média, a cada dez minutos, um brasileiro cai em golpes ligados ao crédito consignado.

Uma das ações mais comuns realizadas pelos golpistas é ligar para a vítima se passando por um funcionário de alguma empresa e oferecer o empréstimo consignado, solicitando informações como senha e e-mail. Nesse caso, para se proteger, o mais importante é verificar junto ao órgão público se a empresa é autorizada para realizar as operações e não passar, nunca, dados pessoais para terceiros.

Outra informação importante é que na hora da contratação, não é preciso pagar nenhum valor adiantado. Se a cobrança for realizada, o ideal é denunciar ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Também é comum a falsificação de documentos ou assinaturas, uso indevido dos dados da vítima, entre outras práticas.

Para minimizar os riscos, em primeiro lugar, os cidadãos que recorrem a os empréstimos consignados devem verificar se a empresa que irá conceder o crédito tem credibilidade no mercado, além de preferir as contratações com empresas que ofereçam métodos digitais de verificação de senhas e de identidade, tomando o cuidado de nunca passar dados sensíveis para terceiros. Essa orientação é do Christian Prohmann Nadolny, superintendente de tecnologia de informação da Neoconsig, empresa paranaense que desenvolve soluções tecnológicas para o mercado consignado, fazendo a gestão e processamento da informação para o controle de benefícios consignáveis em todo o Brasil.

Christian reforça que a tecnologia é uma das grandes aliadas no combate às fraudes e na proteção dos dados dos clientes da Neoconsig. “Nossa solução inclui um aplicativo que é usado pelos servidores, por meio de senhas pessoais e intransferíveis, sistemicamente, que garante a veracidade das operações aos servidores. Além disso, possui autenticação via código de verificação temporário e reconhecimento facial, tecnologias inovadoras que possibilitam ainda mais segurança durante as contratações”, conta.

Tecnologia de ponta

O superintendente da Neoconsig também acrescenta que a infraestrutura de tecnologia da empresa busca ainda mais segurança das transações. “Temos bloqueado 100% das tentativas de invasão de quadrilhas ou roubo de informações a partir dos nossos bancos de dados. Eles estão localizados em datas centers classificadas com Tier-3 e localizados em espaços geográficos diferentes, onde estão os backups”, explica.

A empresa também conta com um time qualificado. “Internamente, nosso time é formado por profissionais da segurança da informação, dispositivos de logs, rastreio de operações e históricos com todas as informações relacionadas com qualquer operação que seja realizada por qualquer cidadão do país que utiliza nossos serviços”, aponta o superintendente.

O reconhecimento oficial de 15 anos no mercado se concretizou com a conquista da certificação ISO 27001 (segurança da informação), que coloca a empresa em destaque no mercado de consignação. “Somos uma das 70 empresas do país que possuem essa certificação de garantia de segurança e os nossos clientes, consignatárias, órgãos públicos e servidores podem confiar em nossos serviços e especialmente em nossa preocupação com a segurança dos dados e a melhoria contínua”, afirma Christian.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies