Cachorro com problemas no fígado: O que fazer?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Muitos se perguntam se o cachorro com problema no fígado tem cura, afinal, é normal em um primeiro momento se afligir quando vemos que nosso pet está doente. Especialmente em uma região feito o fígado, que é vital para o funcionamento do organismo.

Sempre é preciso entender qual é o problema e estar atento aos sintomas para que o diagnóstico possa ser feito o quanto antes. Assim, é possível que a doença possa ser curada, ou, no mínimo, contida. 

Quais os sintomas do cachorro com problemas no fígado?

Um dos principais problemas com relação a doenças hepáticas em cães é o fato de que muitos dos sintomas são “genéricos”, o que pode levar a confusão com outros problemas de saúde. Os principais sintomas incluem:

  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Maior ingestão de água;
  • Alterações na cor da urina e das vezes;
  • Falta de energia;
  • Amarelamento da pele e do branco dos olhos.

Ao perceber que seu cãozinho está com qualquer um desses sinais, não hesite em procurar o médico veterinário da sua confiança. Evite tentar medicar o seu cachorro com remédios caseiros nesse tipo de situação.

O que causa problema no fígado do cachorro?

Existem diversos fatores, e o cachorro com problema no fígado tem cura dependendo do que for a causa do problema hepático nele, em primeiro lugar. Infecções bacterianas e virais, por exemplo, são uma causa comum. 

Porém, a ingestão de certas substâncias tóxicas, como alguns tipos de metais pesados, também pode causar problemas seríssimos no fígado. Problemas na circulação e distribuição de sangue pelo corpo também podem ser uma causa. 

Cachorro com problema no fígado tem cura?

Em certos casos, o cachorro com problema no fígado tem cura sim. Normalmente, infecções bacterianas e alguns tipos de intoxicação podem ser curadas com intervenção medicamentosa e uma alimentação adequada.

Porém, certos tipos de infecção viral e certos tipos de intoxicação não têm cura. Porém, apesar de não haver cura, esse tipo de problema normalmente pode ser contido e administrado, e o cãozinho pode ter uma vida normal. 

O que fazer quando o cachorro tem problemas no fígado?

A primeira coisa a se fazer quando você suspeitar que seu cão está com problemas no fígado é levá-lo a um médico veterinário para que ele possa fazer os exames adequados e realizar um diagnóstico adequado.

Depois, com o diagnóstico, você deve conversar com o médico veterinário para fazer as mudanças necessárias na dieta do seu pet, verificar quais são as rações que ele recomenda, que tipos de comida humana você pode ou não pode dar para ele, etc. 

Qual o tratamento para os cachorro com esses problemas?

No caso de problemas curáveis como uma infecção bacteriana, normalmente o tratamento é feito por meio do uso de antibióticos, anti-inflamatórios e outros medicamentos que possam combater a infecção.

Porém, quando se tratam de problemas sem cura, como hepatite, o tratamento é feito através de medicamentos que visam frear o avanço da doença e proporcionar uma melhor qualidade de vida para o cachorro. Além disso, é claro, há as mudanças na dieta também. 

Independentemente de qual seja o problema com o qual seu cãozinho esteja, tenha sempre em mente que a medicina veterinária atual permite que ele mantenha uma qualidade de vida alta, mesmo que não tenha cura. 

E para proporcionar sempre o que há de melhor em medicações para o seu pet, procure a Drogavet, a maior e melhor farmácia de manipulação veterinária do Brasil. Ao comprar o seu manipulado, você terá a segurança de que seu animalzinho estará recebendo a dosagem adequada do medicamento que ele precisa – não deixe de conferir!

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies