Qual a importância da nutrição de plantas?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A indústria agrícola sempre buscou meios de otimizar a nutrição de plantas para, então, garantir a qualidade e aumentar a produção dos alimentos. Por esse motivo, as empresas de fertilizantes testam seus produtos com a mesma finalidade, afinal, plantas bem nutridas são mais resistentes a doenças e pragas.

Por conta disso, abordaremos os principais temas acerca do assunto, sua importância e quais são os nutrientes essenciais para o crescimento saudável. Além disso, alguns fertilizantes possuem um material importante na sua composição, denominado quelato – e, se você nunca ouviu falar neste nome, descubra a sua aplicação e seus benefícios!

O que é a nutrição de plantas?

A nutrição de plantas refere-se ao momento em que as plantas passam a receber e utilizar os nutrientes provenientes do solo, água ou ar nas fases de crescimento, desenvolvimento e reprodução. Esses nutrientes podem ser encontrados de forma natural ou depositada, como acontece na maioria das vezes.

Geralmente, quando a planta recebe esses nutrientes de forma depositada, é por meio de cultivos agrícolas intensivos, que se dá pelo uso de fertilizantes. Além disso, esse termo é importante dentro da agronomia, pois influencia diretamente na produção de alimentos.

Qual a importância da nutrição de plantas?

Assim como nos mamíferos, a nutrição é fundamental entre todos os seres vivos, incluindo a nutrição das plantas. Dessa forma, além do crescimento saudável, as plantas bem nutridas apresentam:

  • Melhor sistema de defesa contra pragas e doenças;
  • Qualidade nutricional elevada de frutos ou grãos;
  • Longevidade e ganho nas produções;
  • Melhora no efeito e qualidade do ambiente.

Com isso, a nutrição de plantas melhora também a preservação da biodiversidade. Ou seja, na sua manutenção, outros seres vivos como pássaros e insetos também podem se beneficiar.

Como funciona a nutrição das plantas?

O estudo de nutrição das plantas consiste em avaliar as etapas deste processo. Primeiramente, as plantas têm cerca de 99% de sua composição a base de água, carbono e hidrogênio. Os 1% restante é composto pelos minerais, nos quais podem ser classificados como macronutrientes.

Embora os micronutrientes correspondam a uma pequena porcentagem na nutrição das plantas, são essenciais e vitais, pois ajudam a produzir o alimento por meio do processo de fotossíntese. A união destes e outros processos, também caracteriza a autotrofia na planta, que é a capacidade de gerar o próprio alimento.

Quais são os elementos essenciais para o desenvolvimento das plantas?

Sem sombra de dúvida, a água é o elemento mais importante para as plantas, pois correspondem a cerca de setenta a noventa e cinco por cento de sua composição a depender do estágio de crescimento. O segundo elemento importante é o substrato onde ela se encontra, pois é dali que ela capta os nutrientes.

Além disso, os elementos presentes no macronutriente e no micronutrientes são essenciais para o funcionamento da planta, na qual inclui a respiração, fotossíntese e a síntese proteica. 

Contudo, esses nutrientes precisam estar em equilíbrio, pois a falta ou o excesso deles pode prejudicar também no crescimento e desenvolvimento das plantas.

Além disso, há compostos orgânicos que podem facilitar a absorção dos macronutrientes e micronutrientes conhecidos como quelato

Esse composto serve para proteger os nutrientes da planta contra as reações do meio ambiente, na qual ocorre por meio de ligações químicas e iônicas. Os fertilizantes da Rigrantec são 100% quelatados e, devido à alta tecnologia e qualidade dos materiais, a planta consegue absorver facilmente essas substâncias.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies