Investir em “tenbaggers” é tendência arriscada

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

No cenário dinâmico do mercado de ações, a estratégia de investimento conhecida como “tenbagger” ganhou notoriedade como um caminho para a riqueza financeira, porém, especialistas alertam os investidores sobre os riscos associados a essa abordagem, destacando a necessidade de uma análise crítica e esclarecedora antes de tomar decisões.

O termo “tenbagger,” popularizado por Peter Lynch em seu livro “One Up On Wall Street,” refere-se a ações que aumentaram pelo menos 10 vezes seu valor inicial de compra. O gestor de investimentos Robinson Trovó, especialista no mercado financeiro, destaca a evolução dessa terminologia, agora amplamente utilizada para descrever investimentos com alto potencial de rendimento, configurando-se como possíveis próximos tenbaggers.

Trovó ressalta que no mundo do investimento não há certo ou errado, mas sim estratégias que demandam uma análise aprofundada. Trovó enfatiza a importância de identificar empresas emergentes, seguindo a abordagem de Peter Lynch, que preconiza a busca por empresas menores com potencial de valorização de até 1000%.

Ele compara dois modelos de investimento, um destinado a empresas novas com potencial de se tornarem unicórnios e outro direcionado a empresas já lucrativas com mais de 15 anos de existência.

Nas simulações foram considerados dois cenários, onde em cada um foram disponibilizados R$1 milhão, distribuídos em dez empresas por um período de 15 anos. No primeiro são consideradas empresas com crescimento consistente e no segundo as chamadas tenbaggers.

Empresas com crescimento consistentes

 

Empresas tenbagger

Fonte: Robinson Trovó

Ao citar a filosofia de enriquecimento de Peter Lynch na bolsa por meio da busca por unicórnios, Trovó alerta para as diferenças cruciais entre investidores individuais e gestores de fundos renomados, que contam com equipes analíticas especializadas e informações privilegiadas.

Entretanto, ao abordar a realidade das empresas consideradas tenbaggers, Trovó destaca os riscos associados, com mais de 70% delas eventualmente resultando em prejuízo, mesmo com as exceções de algumas crescendo mais de 1.000%. Ele argumenta em favor da escolha de empresas consolidadas, ressaltando que mais de 80% delas apresentaram lucro, oferecendo uma abordagem mais consistente e segura para investidores.

A simulação apresentada por Robinson Trovó enfatiza a importância de minimizar riscos e buscar investimentos mais seguros, distanciando-se da busca frenética por retornos extraordinários. Ele destaca a necessidade de os investidores adotarem estratégias mais prudentes e alinhadas com as realidades do mercado financeiro.

Dessa forma, torna-se crucial ter uma visão real do cenário de investimentos, destacando as nuances entre diferentes abordagens existentes no mercado e o risco de querer seguir caminhos que seguem pessoas que possuem informações estratégicas de mercado. Robinson Trovó reforça a importância de uma visão crítica e esclarecedora para navegar com sucesso no universo complexo e volátil dos investimentos. 

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies