8 Esportes olímpicos que não fazem mais parte dos jogos mundiais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Quando pensamos em esportes olímpicos, geralmente, nos lembramos do futebol, tênis, vôlei, natação, basquete e atletismo. Afinal, eles costumam ser os mais populares no torneio que acontece a cada 4 anos.

Além disso, a própria moda fitness oferece uma variedade de opções para os praticantes destas modalidades. Contudo, há esportes menos populares que também fazem parte dos Jogos Olímpicos. E claro, aqueles que já deixaram o cronograma do evento.

Sobre estes últimos, iremos abordar no conteúdo a seguir e apresentar 8 esportes olímpicos que saíram do maior torneio esportivo do mundo. Confira conosco e boa leitura!

esportes olímpicos

A história das Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos têm uma história rica que remonta à Grécia Antiga, onde a competição esportiva era uma forma de homenagear os deuses. Em resumo, segundo registros históricos, as primeiras Olimpíadas datam de 776 a.C., com atletas vencedores tendo seus nomes registrados.

Contudo, a tradição dos esportes olímpicos modernos aconteceu através de Pierre de Coubertin, com a primeira edição ocorrendo em Atenas, em 1896. Afinal, a ideia por trás dos Jogos era promover a competição saudável entre os povos, inspirando o lema “O importante não é vencer, mas competir com dignidade”.

A tocha olímpica, símbolo icônico das Olimpíadas, percorre um trajeto simbólico até a cerimônia de abertura. Atualmente, os Jogos Olímpicos reúnem atletas de todo o mundo em uma celebração do esporte e da união global, com novas modalidades sendo introduzidas ao longo dos anos para refletir a evolução do evento.

Quais os critérios para escolher os esportes olímpicos ou retirá-los do torneio?

De modo geral, os critérios para um esporte ser incluído nas Olimpíadas envolvem sua popularidade, apelo global, história e capacidade de promover a diversidade esportiva. Sendo assim, diversas modalidades são introduzidas para manter o evento relevante e atrativo. Por exemplo, esportes como skate, surfe, escalada, beisebol e karatê foram incluídos nas Olimpíadas a partir da edição de Tóquio 2020.

Por outro lado, um esporte pode ser excluído dos Jogos Olímpicos devido a questões como falta de interesse global, baixa participação de atletas ou mudanças nas preferências esportivas. A exclusão também pode ocorrer se um esporte não se alinhar mais com os valores ou objetivos do movimento olímpico.

8 esportes olímpicos que não fazem mais parte do torneio

1. Natação com Obstáculos

Primeiramente, podemos citar uma competição de natação  que esteve entre os esportes olímpicos desde 1900. Em resumo, os atletas nadavam no rio Sena e enfrentavam obstáculos como barreiras e cordas. Porém, a modalidade foi descontinuada devido à falta de interesse do público, poucos anos depois.

2. Cabo-de-Guerra entre os esportes olímpicos

Presente em quatro edições, de 1900 a 1920, o cabo-de-guerra consistia em duas equipes puxando uma corda. Entretanto, sua extinção se deu devido à baixa adesão de atletas.

3. Críquete

Apareceu apenas uma vez, em 1900, com França e Inglaterra competindo. Similar ao beisebol, o críquete foi cancelado devido à falta de participantes.

4. Natação subaquática

Introduzida em 1900, os competidores mergulhavam e permaneciam imóveis até a cabeça emergir. Com apenas cinco participantes, a modalidade foi descartada.

5. Corrida de lancha

Na edição de 1908, a corrida de lancha teve problemas para acontecer devido ao clima. Por isso, houve apenas uma lancha que conseguiu completar o percurso e isso levou ao fim da competição.

6. Tiro-ao-Cervo

Aqui nem precisamos explicar em detalhes porque deixou de figurar entre os esportes olímpicos, não é mesmo? Afinal, ele participou apenas em 1908, os atletas atiravam em alvos móveis. Polêmicas à parte, a caça, de modo geral, é popular em poucos países do mundo.

7. Subida em corda

Presente em oito edições, de 1900 a 1932, os competidores subiam uma corda de 10 metros. Também teve descontinuidade devido à baixa adesão.

8. Tiro-ao-pombo entre os primeiros esportes olímpicos modernos

Em 1900, os atiradores competiam para acertar pombos. Contudo, o encerramento da modalidade ocorreu após uma  única edição devido à controvérsia.

Outros esportes olímpicos que saíram do Jogos ao longo dos anos

Além dos esportes mencionados anteriormente, ao longo dos anos, diversos outros esportes olímpicos deixaram de figurar no torneio. Por exemplo, modalidades como o croquet, jeu de paume (antecessor do tênis), lacrosse, motonáutica, pelota basca, polo e raquetes (precursor do squash).

Além disso, outros como levantamento de prato, queimada, quadribol, levantamento de copo e luta contra o despertador foram removidos do programa. Dessa forma, ele permanece sendo reflexo das mudanças nas preferências esportivas e busca manter o dinamismo e relevância para o público. 

Conclusão

Após conferir os esportes olímpicos que perderam popularidade ao ponto de não figurar mais no torneio, é possível compreender que as principais alterações e mudanças ao longo do ano buscam manter viva a chama da competição saudável e justa que os jogos promovem.

Dessa forma, é possível afirmar que, a cada torneio, outras modalidades podem deixar de fazer parte, assim como haverá a inclusão de esportes que tiverem maior relevância mundial.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies