Os blends artesanais oferecem valor nutricional superior, sendo mais baixos em calorias, sódio e açúcar, além de não conterem conservantes
A versatilidade do hamburguer vai muito além da composição de um sanduíche, com sua variedade de sabores e texturas, especialmente em meio à crescente popularidade da produção artesanal. Paloma Popov, professora do curso de Nutrição no Centro Universitário de Brasília (CEUB), enfatiza os benefícios de optar por hambúrgueres preparados com ingredientes naturais, enquanto alerta para os riscos nutricionais associados aos produtos industrializados.
“Quando comparados aos hambúrgueres industrializados e carnes compactadas, os hambúrgueres artesanais se destacam pela sua simplicidade e pureza de ingredientes. Enquanto os industrializados podem conter uma variedade de carnes misturadas, como soja, amido e outros aditivos – os artesanais são tipicamente feitos apenas com carnes, com a adição ocasional de farináceos, como aveia, chia ou linhaça, para ligar os ingredientes. Isso permite aos consumidores um maior controle sobre a qualidade e origem dos ingredientes”, recomenda a nutricionista.
Confira os benefícios dos hambúrgueres artesanais:
• Os hambúrgueres artesanais tendem a ter menos aditivos alimentares, o que resulta em uma redução significativa de sódio. Além disso, enquanto alguns hambúrgueres industrializados podem conter corantes alimentícios, os artesanais geralmente não apresentam essa adição.
• Outra diferença está na composição de gordura: os hambúrgueres produzidos pela indústria frequentemente contêm uma variedade de carnes, soja, gordura e amido para formar uma massa homogênea. Também podem conter gordura hidrogenada para conservação. Por outro lado, os produtos caseiros e artesanais são geralmente compostos apenas de proteínas, permitindo maior controle sobre o teor de lipídios.
• Os métodos de processamento também influenciam as diferenças nutricionais entre os blends de hambúrgueres. O processo industrial frequentemente adiciona muito sódio, corantes e aromatizantes aos produtos, afetando negativamente a qualidade nutricional. Também deve se considerar a adição de açúcares nos hambúrgueres industriais, embora em pequena quantidade – o que não é comum nos artesanais.
• No que diz respeito ao valor nutricional, especificamente às calorias, os hambúrgueres artesanais tendem a ter menor teor calórico. Isso se deve ao fato de que os hambúrgueres industrializados geralmente contêm adições de conservantes e espessantes, o que aumenta o valor calórico e reduz o valor nutricional.
• Devido à adição de ingredientes como aveia, que contribuem com fibras vegetais, os hambúrgueres artesanais apresentam melhor absorção dos micronutrientes. A nutricionista do CEUB indica a harmonização dos farináceos, como aveia e chia, com o hambúrguer artesanal de peixe: “Pode ser o filé de peixe moído, tilápia, merluza ou outros. Os carboidratos ricos em fibras ajudam a dar consistência ao hambúrguer, além de ser uma opção saudável para refeições”.
Confira receita de hambúrguer artesanal de peixe:
Ingredientes:
3 filés de peixe (cerca de 350 g)
½ cebola
1 ovo
¼ de xícara (chá) de farinha de aveia
2 talos de cebolinha fatiados
½ colher (chá) de coentro em pó
1 colher (chá) de sal
Raspas de 1 limão
Azeite a gosto
Modo de preparo:
* Corte a cebola e os filés de peixe. Reserve um ovo e raspe a casca de limão.
* Triture os pedaços de peixe no processador e misture com cebola, raspas de limão, coentro e sal. Adicione o ovo.
* Acrescente cebolinha e farinha de aveia à massa até obter uma consistência moldável.
* Modele os hambúrgueres e doure-os em frigideira com azeite por cerca de 3 minutos de cada lado. Sirva quente.