Viação Águia Branca transporta 7 milhões de pessoas por ano

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Seja por motivos de lazer, trabalho ou compromissos familiares, as viagens de ônibus são parte da rotina dos brasileiros. Fundada em 1946, a Viação Águia Branca atua no ramo transportando cerca de dez milhões de passageiros por ano.

O negócio, que começou com apenas uma linha (entre Governador Valadares e Teófilo Otoni, em Minas Gerais), foi conquistando clientes e crescendo no decorrer das décadas. Nos anos 1980, por exemplo, a Águia Branca adquiriu a Viação Amparo, Cristo Rei e parte da Viação Santana São Paulo, todas voltadas para a expansão dos negócios na Bahia. No Espírito Santo, foi feita a aquisição da Viação Capixaba.

Atualmente, a empresa atende aproximadamente 700 localidades nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo. Os destinos das passagens de ônibus incluem rodoviárias de capitais como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Salvador (BA) e também vários municípios do interior.

“São mais de 3,2 mil empregos diretos e indiretos e 350 pontos de vendas, entre próprias e terceirizadas, espalhadas pelos oito estados”, destaca Pedro Fassarella, coordenador de Growth da Viação Águia Branca. Soma-se a isso um outro serviço oferecido pela empresa: entregas de encomendas para diferentes destinos, com a opção de rastreamento on-line.

“Internamente, a companhia desenvolve iniciativas visando à motivação e ao aperfeiçoamento profissional dos funcionários, de modo a garantir eficiência e segurança no serviço prestado”, explica Fassarella.

“Implementado há cerca de 23 anos, o Sistema Integrado de Gestão pela Qualidade da Viação Águia Branca alcançou a certificação ISO 9001 [que reconhece o cumprimento de um conjunto de normas técnicas]. Nós promovemos, há 20 anos, o Prêmio Qualidade, estimulando nossos colaboradores a implementar melhorias na execução dos processos”, diz o profissional.

Foco no futuro

Grasiella Drummond, gerente Executiva de Marketing e Digital da Viação Águia Branca, afirma que a empresa tem alcançado bons resultados em pesquisas de satisfação do cliente. Em relação ao futuro, o foco do negócio está em pilares como inovação tecnológica, sustentabilidade e expansão de rotas.

“Estamos investindo em tecnologia para aprimorar a experiência do cliente, seja por meio do nosso aplicativo para compra de passagens, sistemas de entretenimento a bordo e qualidade dos ônibus”, destaca a profissional.

Já em relação a políticas de sustentabilidade, uma das ações é o reaproveitamento da água utilizada na lavagem dos ônibus. Ela passa por um sistema de triagem, em que é feita a retirada das impurezas e do odor, o que possibilita o seu reuso em novas limpezas.

O total de água reaproveitada chega a 31,2 milhões de litros por ano, o equivalente a 12 piscinas olímpicas cheias. Com isso, o consumo desse recurso natural é reduzido em 50%, informa o site oficial da Viação Águia Branca.

Além disso, a empresa venceu, em 2011, o Prêmio Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros na categoria Responsabilidade Socioambiental. O reconhecimento foi entregue pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI).

As prioridades para os próximos anos incluem a diminuição da emissão de gases poluentes por meio de ônibus mais eficientes (com menor consumo de combustível) e até mesmo a possibilidade de explorar fontes de energia renováveis.

“Vamos manter uma gestão sólida, investindo de forma estratégica em áreas que impulsionam o crescimento da empresa, nos funcionários e em pesquisas para estar sempre por dentro das tendências de mercado”, resume Drummond.

Para saber mais, basta acessar: https://www.aguiabranca.com.br/

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies