Entenda a importância dos primeiros socorros e as técnicas mais comuns para a identificação de sinais vitais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Segundo o portal da Cruz Vermelha Brasileira, os primeiros socorros são considerados vitais para, com uma intervenção rápida e eficaz, reduzir lesões, atenuar o sofrimento e aumentar as chances de sobrevivência. Portanto, todos os locais onde exista circulação e permanência de pessoas devem ter indivíduos capacitados para atendimentos emergenciais.

Para a docente dos cursos da área da Saúde do Senac Santana do Livramento, Carmem Paim, são os primeiros socorros que fazem diferença e promovem a sobrevida de alguém. “Ter esse domínio é fundamental para os cidadãos. Todos deveriam ter essa noção”, comenta.

De acordo com a especialista, nesse tipo de ação, primeiramente, avaliam-se os sinais vitais para identificar uma situação de urgência ou emergência. No caso da ausência de sinais, começam a ser realizadas as manobras de primeiros socorros. “Há todo um treinamento para, além de identificar a situação, saber como e quando utilizar essas técnicas. Quanto mais forem praticadas, mais haverá segurança em aplicar esse conhecimento”, destaca.

Entre as técnicas mais corriqueiras, Paim cita a identificação do pulso radial, carotídeo e femoral e a reanimação cardiopulmonar (RCP), mais conhecida como massagem cardíaca. “A identificação da presença do sangue na artéria é uma das técnicas mais comuns. Também deve ser observada a elevação torácica e abdominal para ver se há frequência respiratória”, indica.

Para quem quiser aprender ou aprofundar seus conhecimentos, o Senac Santana do Livramento oferece o curso de Primeiros Socorros. De acordo com a docente, a formação possui o diferencial de realizar muitos procedimentos práticos. “No último curso, por exemplo, houve uma ação na ESF (Estratégia Saúde da Família) Vila Real. Os alunos explicaram para estudantes do Ensino Fundamental como se procede na massagem cardíaca e na verificação dos pulsos. Também há ações durante o curso com atividades para comerciantes, principalmente por Santana do Livramento ser uma cidade fronteiriça, onde há muitas pessoas circulando. É um curso muito ativo e interativo. A metodologia é baseada em cursos de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e SBV (Suporte Básico de Vida), sempre focada nas novas tendências de procedimentos”, explica.

Para se inscrever no curso, os interessados devem acessar o site do Senac Santana do Livramento ou comparecer na escola, localizada na rua Duque de Caxias, 2049 – Centro. Mais informações pelo telefone (55) 3244-4253 ou ainda pelo WhatsApp (55) 99113-5554.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies