O amor também tem cheiro! E pode ser estimulado pela memória olfativa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Capacidade de reconhecer e se identificar com parceiro(a) através de fragrâncias pode ajudar a fortalecer os laços emocionais e a intimidade dos casais, destaca médico do Hospital Paulista

O amor é uma emoção complexa e multifacetada que pode ser expressa de diversas formas, inclusive por meio do olfato – sabia disso?

A propósito, há estudos que relatam que a memória olfativa é bem mais poderosa e evocativa do que as memórias associadas aos outros sentidos, como visão, tato e audição. Ou seja, é um estímulo sensorial mais marcante e perene!

Não é à toa que as flores e os perfumes estão sempre no topo da lista dos presentes mais vendidos para o Dia dos Namorados (12/6). Bem mais do que uma tradição da data, esses itens têm o poder de reforçar a conexão emocional entre casais e cultivar lembranças especiais por muitos e muitos anos, conforme destaca o Dr. Alexandre Yakushijin Kumagai, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.

“Isso é justificado devido à memória olfativa estar intimamente ligada ao sistema límbico e ao hipocampo, que são as áreas do cérebro responsáveis pela emoção e pela memória. Normalmente, os aromas mais intensos tendem a deixar uma impressão mais duradoura, pois têm uma maior chance de evocar memórias do que outros”, explica.

Justamente por isso, segundo o médico, que a memória olfativa pode, sim, contribuir positivamente para o sucesso de um relacionamento amoroso e para o entrosamento entre os casais.

“Os aromas podem estar associados ao parceiro, desencadeando memórias de momentos felizes juntos, criando uma sensação de intimidade e conexão emocional. Essa capacidade de reconhecer e se identificar com o cheiro do parceiro, em tese, ajuda a fortalecer os laços emocionais e a intimidade no relacionamento”, observa o Dr. Alexandre.

Essa mesma estratégia, de acordo com o especialista, vale para os ambientes que são compartilhados pelos casais. “Velas aromáticas e aromatizadores de ambientes também podem aumentar a sensação de conforto e prazer para ambos os parceiros e, assim, contribuir e estimular para o sucesso de um relacionamento amoroso.”

Outra dica a quem busca cultivar esse sentimento tão especial é escolher um “cheirinho oficial”, digamos assim. Isto é, tentar manter uma fragrância para torná-la mais marcante a ambos.

“A exposição repetida a um aroma pode fortalecer as associações entre esse cheiro e as experiências vividas. Portanto, vale, sim, o casal escolher um aroma de consenso para reforçar os laços amorosos”, finaliza o especialista.

Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia

Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia possui cinco décadas de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial.  

Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia. Dispõe de profissionais de alta capacidade oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies