O poder da empatia nas relações gestor-subordinado

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O dicionário diz que empatia é a “capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende”. Seguindo o conceito, a empatia no trabalho representa a capacidade das pessoas compreenderem umas às outras no ambiente corporativo, considerando as opiniões, ponto de vista e emoções dos colegas. 
Por que a empatia é importante na gestão de pessoas? Quais os benefícios de manter uma relação empática com a equipe? A docente do curso Formação de Supervisores e Gerentes do Senac Santana do Livramento, Mariela Elguy, relata que o setor de Gestão de Pessoas é o coração em qualquer empresa ou instituição. “Ter uma relação empática com os colaboradores e promover a empatia entre eles é primordial para reduzir bullying, intolerância e preconceito. Ajuda no desenvolvimento de equipes de alta performance”, destaca.
Conforme a especialista, um bom relacionamento interpessoal é essencial para uma liderança bem-sucedida. “Devemos conhecer o nosso perfil para compreender os outros. Uma equipe de excelência é composta por pessoas de perfis diferentes que fazem crescer e a otimizam o trabalho. Um bom relacionamento interpessoal torna o desenvolvimento das equipes muito mais tranquilo e coeso, melhorando a maneira como os profissionais compreendem uns aos outros”, afirma.
Mariela descreve o líder empático: é aquele que demonstra compaixão, possui Inteligência emocional, se coloca no lugar do outro, compreende suas emoções e sabe lidar com as emoções. “Possui escuta ativa com um interesse genuíno, considera as necessidades e desejos dos seus liderados no processo de tomada de decisões”. 


Como criar empatia com a equipe
A docente acredita que para fazer essa conexão com a equipe, a liderança deve primeiro tentar conhecer o perfil dos colegas, como cada um age e reage segundo suas competências emocionais, e porque possui essa atitude. “Não criticar ou julgar, precipitadamente. Reconhecer e aceitar as diferenças dos outros, a diversidade é essencial para promover um ambiente empático”, enfatiza.
Disso resulta qualidade na comunicação e promoção do bem-estar emocional no trabalho, o que ajuda – e muito – a equipe atingir metas. “Com a empatia emocional os colaboradores adquirem a capacidade de compartilhar sentimentos uns com outros. E com empatia compassiva, vão além de compreender emoções, são impulsionados a ajudar. Uma equipe assim torna-se de alta performance otimizando tempo e maximizando lucros”, conclui Mariela.
Interessado em exercer uma liderança de qualidade e empática? O Senac Santana do Livramento está com inscrições abertas para o curso Formação Gerentes e Supervisores. As aulas iniciam no dia 24 de setembro e ocorrerão de terça a quinta-feira, das 19h às 22h. Para inscrever-se acesse o site da escola que fica localizada na rua Duque de Caxias, 2049 – Centro. Mais informações pelo telefone (55) 3244.4253 ou ainda pelo WhatsApp (55) 99113-5554. 

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