Inter empata e se despede da Copa do Brasil

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A participação colorada na Copa do Brasil de 2024 chegou ao fim neste sábado (13/07). No Alfredo Jaconi, o Inter empatou a partida de volta da terceira fase da competição nacional pelo placar de 1 a 1 e, como perdera o jogo da ida por 2 a 1, acabou superado pelo Juventude no escore agregado. O Clube do Povo retornará aos gramados na próxima terça-feira, quando enfrentará o Rosario Central, na Argentina, pelos playoffs da CONMEBOL Sul-Americana.

Originalmente previsto para as 16h, o duelo de volta da terceira fase da Copa do Brasil começou depois das 17h. O adiamento ocorreu em virtude da densa neblina que acompanhou o entardecer em Caxias do Sul, e que não estava completamente dissipada quando a partida começou. Assim, as equipes apostaram, nos primeiros minutos, em chutes de longa distância. Em um desses, Bruno Gomes, aos 15, levou grande perigo à meta serrana.

A resposta alviverde veio com Erick Farias. De cabeça, o atacante recebeu cruzamento de João Lucas e carimbou o poste do Inter. Na sequência do lance, Alan Patrick armou o contragolpe para o Clube do Povo e serviu Enner Valencia, que finalizou forte, de direita, e assustou Gabriel. Melhor em campo, o Colorado seguiu pressionando, e teve duas boas chances com Bruno Henrique. Aos 22, ele arrematou por cima. Dois minutos mais tarde, recebeu pivô de Valencia e definiu ao lado do poste.

Bustos, aos 28, foi mais um que assustou, mas seu chute também encontrou a linha de fundo como destino. Já aos 30, Enner Valencia acelerou, fintou dois marcadores, invadiu a área pela direita e, rente à linha de fundo, sofreu carrinho de Alan Ruschel. O adversário acertou apenas o pé esquerdo do atacante alvirrubro, mas o árbitro, embora próximo da jogada, indicou tiro de meta para o Juventude.

O Inter continuou em cima nos minutos seguintes. Aos 34, Wesley recebeu inversão de Bruno Henrique, cortou de fora para dentro e finalizou forte de perna direita. Gabriel voou para espalmar pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Alan Patrick bateu fechado, a zaga não cortou e Bustos encheu o pé na sobra. Alan Ruschel, de cabeça, conseguiu o desvio para fora. Já aos 40, quem teve a chance foi Vitão, dono de cabeceio que saiu em tiro de meta.

O Juventude voltou a atacar às vésperas dos acréscimos. Rodrigo Sam, aos 43, recebeu bola cruzada por Jean Carlos e desviou com perigo, mas para fora. Já aos 46, Fernando precisou deixar o campo com dores. Em seu lugar, entrou Mercado. Logo depois, a dupla adversária voltou a funcionar. Da esquerda, Jean Carlos cobrou escanteio. Na primeira trave, Sam cabeceou e abriu o placar para os donos da casa.


Polêmicas e empate

O Colorado seguiu em cima na etapa final. Aos seis minutos, Wesley fez boa jogada pelo corredor esquerdo, invadiu a área, ficou no mano a mano com Abner e só não driblou o adversário porque foi derrubado. Na batida do pênalti, Alan Patrick buscou o lado esquerdo de Gabriel, que acertou o canto e fez a defesa. Decidido a manter o Inter em cima, Pablo Fernandez não demorou para mudar: na vaga de Bruno Gomes, entrou Gabriel Carvalho.

Aos 18, Bruno Henrique teve oportunidade para empatar. Após cruzamento de Wesley, o meio-campista emendou de primeira, com a canhota, e mandou por cima da meta de Gabriel. Dois minutos mais tarde, Wesley tabelou com Alan Patrick e, mais uma vez, foi derrubado dentro da área. Na batida do pênalti, o goleiro fez nova defesa, mas o lance foi corretamente invalidado, após consulta ao VAR, por invasão de Abner, cometida antes da cobrança de Enner.

O VAR também denunciou que Alan Ruschel agredira um torcedor que invadiu o gramado após a defesa de Gabriel. Por isso, o lateral-esquerdo adversário foi expulso. Enner Valencia, então, pôde cobrar mais uma vez a penalidade, e o fez com precisão. Forte e no canto direito do goleiro, a batida morreu nas redes. Aos 33 minutos, o Clube do Povo empatava no Jaconi!

O Inter foi para o tudo ou nada. Robert Renan, Bustos e Rômulo deixaram o campo para as ofensivas entradas de Wanderson, Lucas Alario e Igor Gomes. Com eles, o Colorado teve duas boas oportunidades. Aos 42, Wesley cruzou na direção de Alario, mas o argentino não conseguiu o desvio a bola saiu pela linha de fundo. Minutos mais tarde, Mercado levantou na medida para Valencia, que cabeceou buscando o contrapé de Gabriel, mas acertou o travessão.

As muitas paradas e polêmicas ocorridas ao longo da etapa final resultaram em 15 minutos de acréscimos. Tenso, o jogo ainda testemunhou a expulsão de Vitão, que recebeu o vermelho após discutir com Gabriel Taliari. Restabelecida a igualdade numérica, o empate foi confirmado como placar final no Jaconi.

Ficha técnica:

Juventude (1): Gabriel; João Lucas, Rodrigo Sam, Abner e Alan Ruschel; Caíque, Jadson (Oyama) e Jean Carlos (Mandaca); Lucas Barbosa (Da Rocha), Gilberto (Gabriel Taliari) e Erick Farias (Ewerthon). Técnico: Roger Machado.

Internacional (1): Anthoni; Fabricio Bustos (Igor Gomes), Vitão, Fernando (Gabriel Mercado) e Robert Renan (Wanderson); Rômulo (Alario), Bruno Gomes (Gabriel Carvalho), Bruno Henrique, Alan Patrick e Wesley; Enner Valencia. Técnico: Pablo Fernandez.

Gols: Rodrigo Sam, aos 51’/1ºT (J). Enner Valencia, aos 33’/2ºT (I).

Cartões amarelos: Jadson, Jean Carlos e Erick Farias (J). Bruno Henrique (I).

Cartões vermelhos: Alan Ruschel (J). Vitão (I).

Arbitragem: Rodrigo José Pereira de Lima (FIFA), auxiliado por Francisco Chaves Bezerra Júnior e Brigida Cirilo Ferreira (FIFA). Quarto Árbitro: Maguielson Lima Barbosa. VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA).

Estádio: Alfredo Jaconi-RS.

Fonte: www.internacional.com.br

Foto: Ricardo Duarte

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies