CMN Anuncia Moeda Comemorativa e Novas Regras para Fintechs de Crédito

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Medidas Visam Celebrar os 30 Anos do Real e Facilitar Operações Financeiras

Na reunião de terça-feira (23), o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento de uma moeda comemorativa pelos 30 anos do real. De acordo com o Banco Central (BC), a moeda de R$ 1 terá “curso normal na economia”, indicando que ela circulará normalmente. Detalhes sobre o design da frente e do verso da moeda serão divulgados em agosto, conforme informou o BC.

Além da moeda comemorativa, o CMN aprovou resoluções para facilitar as operações das fintechs de crédito, que entrarão em vigor a partir de 1º de agosto. As novas regras autorizam as Sociedades de Crédito Direto (SCD) a emitir Certificados de Cédula de Crédito Bancário (CCCB) e permitem que as Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEP) emprestem a intermediários, em vez de apenas ao tomador final. Essas mudanças foram anunciadas nesta quarta-feira (24), após a reunião mensal do CMN realizada na noite de terça-feira.

As SCD funcionam como pequenos bancos que emprestam dinheiro a juros mais baixos que as instituições financeiras tradicionais, utilizando recursos próprios sem captar de terceiros. Com a autorização para emitir CCCB, essas fintechs poderão agrupar várias cédulas de crédito e manter as Cédulas de Crédito Bancário (CCB) em caixa, sem a necessidade de vendê-las para outras instituições. Segundo a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), essa medida permitirá que as SCD tenham acesso a programas de apoio como o Pronampe e ao Fundo Garantidor para Investimentos (FGI).

Para as SEP, a autorização para emprestar recursos a intermediários expande seu modelo de negócios, permitindo que, por exemplo, uma SEP empreste dinheiro a um fornecedor que repassa o produto ao consumidor final. O Banco Central informou que essa mudança deve reduzir custos para as SEP e beneficiar as cadeias de negócios de pequenas e médias empresas, ampliando as possibilidades de crédito e investimento para diversos tipos de credores.

Crédito da Imagem: Agência Brasil

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies