Yasmim, ágil na defesa e eficiente no ataque

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Lateral-esquerda atuou em todas as seis partidas do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Uma das seis atletas do Corinthians no elenco atual da Seleção Brasileira, Yasmim, 27 anos, chegou à sua primeira olimpíada cheia de otimismo. Ainda na fase de preparação em Teresópolis, ela ressaltava a qualidade do trabalho da comissão técnica para que as atletas fortalecessem os aspectos físicos, técnicos e táticos, além do mental, para uma disputa que reuniria 12 seleções gabaritadas, o que traduzia o equilíbrio da competição.

Yasmim participou de todos os seis jogos da Seleção no torneio. No primeiro, contra a Nigéria, entrou ainda no primeiro tempo no lugar de Tamires, que se contundiu. No terceiro, ainda pela fase de grupos, contra a Espanha, substituiu Tamires no segundo tempo. Nos demais, foi escalada desde o começo.

Embora seja de uma posição da defesa, Yasmim consegue de vez em quando deixar sua marca no ataque da Seleção Brasileira. Ela conhece bem esse seu potencial e tenta aprimorá-lo nos treinos. Na recente Copa Ouro da Concacaf, realizada nos Estados Unidos. fez dois gols. Um na vitória sobre a Argentina por 5 a 1, pelas quartas de final. O outro foi no jogo em que o Brasil venceu o México por 3 a 0, válido pela semifinal.

Yasmim contente com sua medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Paris 2024Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Com essa característica extra, de chegar bem na frente para finalizar, Yasmim torna-se uma preocupação a mais para os adversários quando é escalada.

Ainda que não esteja na área para concluir uma jogada, costuma participar ativamente dos lances de ataque quando o técnico Arthur Elias opta por uma formação mais ofensiva. Na semifinal, foi de Yasmim o lançamento perfeito para que Gabi Portilho fizesse o segundo gol da Seleção na vitória por 4 a 2 sobre a Espanha.

Brasil x Estados Unidos – Jogos Olímpicos de Paris 2024 – 10.08.2024 –Créditos: Rafael Ribeiro/CBF

Yasmim começou sua trajetória profissional no São José EC, de São José dos Campos-SP, em 2014. Logo, passou a frequentar a Seleção Brasileira Sub-20, com a qual conquistou o Sul-Americano em 2015. No ano seguinte, disputou o mundial da categoria, em Papua Nova Guiné, na Oceania, competição em que o Brasil avançou até as quartas de final.

Em 2017, o Corinthians/Audax a contratou e em poucos meses ela já seria campeã da Libertadores. Um ano depois, com o fim da parceria entre os dois clubes, Yasmim continuou no Corinthians e foi ganhando um título atrás do outro. Acabou eleita como a melhor lateral-esquerda do Brasileirão de 2018.

Suas atuações correram o mundo e em 2019 o Benfica a contratou. Em Portugal, passou um ano e meio e juntou à sua galeria de títulos o da Taça de Portugal e o do Campeonato Nacional da Segunda Divisão. Em agosto de 2020 retornaria ao Corinthians, clube pelo qual conquistaria três Libertadores, cinco Brasileiros, três Estaduais, três Supercopas do Brasil e uma Copa Paulista.

Fonte: https://www.cbf.com.br/

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies