Novo Peugeot 2008 é bonito, bom de guiar e repleto de equipamentos

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O Peugeot 2008 foi totalmente renovado, tem mais qualidade no acabamento, bom espaço interno, preço abaixo da média e visual indiscutivelmente bem acertado. Com isso, ganha fôlego para encarar rivais mais bem-sucedidos em vendas, como Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross, o líder de vendas entre os SUVs compactos.

Antes produzido em Porto Real (RJ), o 2008 agora é feito na Argentina. Na versão avaliada, GT, a R$ 149.990, prova que tem boas armas para isso.

De série, vem com LEDs nos faróis e luzes de uso diurno (em formato de garras de leão), ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico e banco do motorista com regulagem de altura. Além disso, há rodas de liga leve de 17 polegadas, painel digital, multimídia com tela central de 10,3″ e quatro air bags.

Há seis bolsas nas versões mais caras, como a GT, assim como sistemas de auxílio à condução. É o caso de frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, indicador de distância para o veículo à frente, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga, e por aí vai.

O novo 2008 traz, ainda, soluções tradicionais do segmento, como abertura e fechamento das portas sem uso de chave, partida por botão e acionamento automático de faróis e limpadores dos para-brisas, além de bancos de couro. Porém, não oferece saídas de ar-condicionado na traseira, cujo sistema não é de duas zonas

O preço anunciado no lançamento vale até o fim de agosto. Depois, deve subir de R$ 15 mil a R$ 20 mil. É possível que a versão de entrada, Active, mantenha o valor atual, a partir de R$ 119.990, por causa das vendas voltadas ao público PCD.

A Peugeot apostou suas fichas no motor turbo. O novo 2008 traz o 1.0 de três cilindros, com tecnologia flexível, que gera 130 cv de potência com etanol e 20,4 mkgf, independentemente do combustível.

Conforme a marca, o SUV pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e chegar a 194 km/h, com etanol.

Na prática, o 2008 é moderno e ótimo de guiar. Destaque para a excelente posição de dirigir, que é fácil de encontrar graças, também, ao volante pequeno, de excelente empunhadura e com ajuste de profundidade e altura, e ao painel de instrumentos elevado.

As arrancadas e as retomadas de aceleração agradam, apesar do câmbio CVT, com sete marchas virtuais, que prioriza o conforto em detrimento da esportividade. Porém, isso pode ser compensado ao ativar o modo “Sport”.

O sistema de suspensão foi bem calibrado, com equilíbrio adequado entre firmeza e conforto. Assim, não “bate seco” nem mesmo em vias esburacadas ou de paralelepípedos.

O multimídia moderno é fácil de operar e tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem uso de cabo. Um útil botão físico de volume também facilita o uso do som.

O compacto tem 4,31 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,55 m de altura e 2,61 m de distância entre os eixos. Embora haja cintos para cinco pessoas, quatro viajam com mais conforto. A capacidade do porta-malas é de 419 litros.

PRÓS&CONTRAS

PRÓ

Conjunto

Motor adequado e bom conjunto de suspensões, ajustado para garantir firmeza e conforto se destacam;

CONTRA

Carregamento

Versões mais em conta têm apenas 4 air bags e não há saídas de ar-condicionado atrás.

FICHA TÉCNICA

Peugeot 2008 GT

Preço sugerido* R$ 149.990*

Motor 1.0, 3 cil., 12V, turbo, flex

Potência 130 cv a 5.750 rpm**

Torque 20,4 mkgf a 1.750 rpm**

Câmbio CVT (7 m. virtuais)

Comprimento 4,31 metros

Largura 1,78 metro

Entre-eixos 2,61 metros

Porta-malas 419 litros

*ATÉ 31/8; **COM ETANOL; FONTE; PEUGEOT

O JORNALISTA VIAJOU A ALAGOAS A CONVITE DA PEUGEOT

Por Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

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