Resultado de uma união que começou com o sucesso da relação de compra e venda de um pecuarista e seu cliente, o Leilão Parceria Genética irá colocar em pista, nesta quinta-feira (3/10), a genética de alta qualidade e referência de exemplares Angus e Brangus. Capitaneado pela Cabanha La Coxilha, de Cacequi (RS), e pela Sossego Angus e Brangus, de Santana do Livramento (RS), o remate ofertará 400 fêmeas e 50 machos no Sindicato Rural de Santana do Livramento, a partir das 19h. A transmissão será pela TV El Campo.
Proprietário da La Coxilha, Gabriel Barros, era cliente fiel e recorrente da Sossego. Desta relação, conta Fábio Alves Escosteguy, um dos responsáveis pela estância, surgiu a oportunidade de um negócio conjunto para a comercialização de seus animais. Uma parceria de longa data que, hoje, oferta reprodutores capazes de andar bem em diferentes climas e regiões. “Em 2008, o Gabriel começou a comprar da gente. Ele era aquele cliente ideal, sabe? Foi então que surgiu uma amizade entre nós, algo que transcende o leilão”, afirma Escosteguy.
Barros destaca que o leilão disponibilizará cerca de 70 fêmeas especiais Brangus 38 Puras e Angus PO – animais avaliados no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) e no Programa Natura e genotipados. “É uma grande oportunidade para criadores que querem incorporar qualidade genética no rebanho, para quem busca padronização e visa comprar animais com exame, peso adequado, com registro e, principalmente, com procedência”, aponta Barros.
Entre os destaques da oferta está a fêmea Brangus Sossego 1225, um animal que expressa, na prática, a parceria entre as propriedades. “Em um dos leilões da Sossego eu fui lá e arrematei essa vaca, na época terneira. Sabia que ela era muito boa para sair do rebanho do Fábio. Então, fechei o negócio e disse para ele que havia comprado apenas 50%, que a genética ficaria para nós dois”, conta Barros. Hoje, a fêmea tem mais de 60 filhos avaliados, sendo três deles touros de Central, e é uma das tops vacas do Natura. “É um exemplar que contribuiu muito para nossas cabanhas e que entendemos que fará o mesmo em outros criatórios”, acrescenta Escosteguy.
Crédito das fotos: Gabriel Olivera