Estudantes devem acessar a Página do Participante para conferir local e data das provas que ocorrerão em 3 e 10 de novembro
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, nesta terça-feira (22), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O documento, acessível por meio da Página do Participante, traz informações cruciais para os candidatos, como número de inscrição, data, horário e local de prova. Embora não seja obrigatório levar o cartão no dia do exame, o Inep recomenda que os participantes o imprimam e o apresentem durante as avaliações, que ocorrem nos próximos dias 3 e 10 de novembro.
No primeiro domingo, 3 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e a redação. Já no segundo domingo, 10 de novembro, os candidatos enfrentarão as questões de ciências da natureza e matemática, sendo cada área composta por 45 perguntas de múltipla escolha. O Enem tem se consolidado, ao longo dos anos, como a principal ferramenta de avaliação da educação básica no Brasil, além de ser a principal porta de entrada para o ensino superior no país, através de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
O Enem também desempenha um papel crucial na obtenção de auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que facilita o ingresso de estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino superior. Além disso, o exame é utilizado por universidades públicas e privadas como critério único ou complementar para a seleção de novos alunos, ampliando as oportunidades de acesso à educação superior em território nacional.
Para quem almeja estudar fora, o desempenho no Enem também pode ser um passaporte para universidades em Portugal. Graças a convênios firmados entre o Inep e diversas instituições de ensino portuguesas, as notas do exame são aceitas como critério de seleção, facilitando o ingresso de estudantes brasileiros no exterior.
Crédito da imagem: Reprodução