Envelhecimento saudável: como aumentar a produção de colágeno e elastina na pele?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Entenda como a ação de procedimentos estéticos e de dermocosméticos, como Sculptra® e Alastin®, podem auxiliar na melhora da firmeza e elasticidade da pele

Na busca incessante por uma pele saudável e firme, o colágeno e a elastina surgem como protagonistas. Essas proteínas, naturalmente presentes em nosso organismo, são os pilares da saúde da pele, conferindo firmeza, elasticidade e viço. No entanto, com o passar do tempo, a produção dessas substâncias preciosas diminui, abrindo caminho para os sinais do envelhecimento.

“Essas proteínas, naturalmente presentes em nosso organismo, são responsáveis pela firmeza, elasticidade e viço da pele, características que tendem a diminuir com o passar dos anos. No caso do colágeno, por exemplo, a partir dos 20 anos, perdemos, em média, 1% de colágeno ao ano1-2. Isso resulta em perda de elasticidade e sustentação, levando à flacidez e ao surgimento das primeiras linhas de expressão no rosto”, esclarece a dermatologista Fernanda Nunes (CRM-SP 131791).

Mas a boa notícia é que hoje, no mercado, é possível encontrar opções de tratamentos, tecnologias e produtos que ajudam a estimular a produção dessas proteínas. Dra. Fernanda explica que um dos procedimentos mais buscados é a aplicação de bioestimulador de colágeno para recuperar a firmeza da pele. “Ele é uma substância injetável, composta por ácido poli-L-láctico, que estimula a produção natural de colágeno na pele. É uma opção segura e eficaz para quem deseja tratar a flacidez e melhorar a qualidade e firmeza da pele1-2“, explica.

Um dos bioestimuladores disponíveis no mercado é Sculptra®, que se destaca por apresentar tecnologia PLLA-SCATM3A e o melhor perfil de segurança entre os PLLAs (ácido poli-L-lático) existentes no mercado4B. Além disso, com longa duração comprovada de mais de 2 anos5, Sculptra® ainda se destaca por apresentar duplo mecanismo de ação: preserva o colágeno6C e estimula sua produção na pele em 66,5%7, em 3 meses, aumentando sua espessura em 73%, em média, após 12 meses8.

Além dos procedimentos estéticos injetáveis, a dermatologista explica que também existem dermocosméticos que podem ser incluídos na rotina de skincare. “Além da skincare diária, com ênfase na limpeza profunda e hidratação, também é possível investir em cuidados mais intensos, com produtos que apresentam formulações e tecnologia diferenciadas, para ajudar a renovar a qualidade da pele durante o processo de envelhecimento”, comenta

É o caso de Alastin®, marca premium de skincare, recém-lançada no Brasil. Alguns produtos da nova linha possuem a exclusiva e patenteada Tecnologia TriHex®9-11, que remove, restaura e repõe a elastina e o colágeno da pele12, contribuindo para uma melhor elasticidade13, promovendo assim uma aparência mais jovem14. Na prática, ela remove resíduos, colágeno e elastina danificados da pele, criando um substrato mais saudável, que favorece a formação de novas fibras dessas proteínas.

Confira alguns produtos da linha:

Alastin® Skin Nectar é um sérum facial com efeito calmante que pode ser utilizado após procedimentos estéticos com lasers15. Promove menor tempo de recuperação, maior redução de lentigos e melhora global da qualidade da pele16. Estudos comprovam que 100% dos usuários relataram uma pele mais tonificada, aliviada e calma imediatamente após a primeira aplicação17D. Possui também exclusiva tecnologia TriHex®9-11, que estimula a produção natural de elastina e colágeno da pele12, e auxilia a recuperação da pele pós-procedimento estético, como lasers, por exemploE

Alastin® TransFORM Body Complex foi especialmente desenvolvido para a pele do corpo, podendo ser utilizado após procedimentos estéticos corporais ou em uso diário para gerenciar o envelhecimento da pele. Este complexo aumenta a hidratação da pele em 57,27% após 30 minutos da primeira aplicação, mantendo-a hidratada por 24 horas18 e visivelmente tonificada19F. Inclui exclusiva tecnologia TriHex®9-11 para estimular a produção natural de elastina e colágeno da pele12.

Alastin® INhance Serum foi projetado para ser usado em associação com procedimentos estéticos injetáveisE e acelera o clareamento de hematomas14. Este sérum contém uma ponta aplicadora refrescante, e inclui exclusiva tecnologia TriHex®9-11, que estimula a produção natural de elastina e colágeno na pele12, o que contribui para uma pele com melhor elasticidade13.

Alastin® Restorative Skin Complex é um sérum facial anti-aging que reduz rugas e melhora a textura da pele. Além disso, conta com exclusiva tecnologia TriHex®9-11, que estimula a produção natural de elastina e colágeno da pele12. Também reduz as manifestações do fotoenvelhecimento, que foi percebida por usuários através da melhora de linhas finas e rugas na face, testa e área dos olhos, promovendo assim uma aparência de pele mais jovem14G.

Vale ressaltar que é importante conversar com o seu médico dermatologista antes de iniciar qualquer cuidado com a sua pele. A aplicação de Sculptra® deve ser realizada por um profissional de saúde habilitado à prática de injetáveis.

Referências

A. A sigla SCA indica o processo de produção exclusivo e patenteado de Sculptra.
B. Dados clínicos de 55 pacientes com complicações por bioestimuladores de colágeno  
C. Estudo experimental.
D. Estudo de eficácia percebida, n=44
E. Conforme recomendação do profissional de saúde que acompanha o paciente.
F. Após 28 dias de uso, n=37
G. Estudo de autopercepção

1. Bohnert K et al. Randomized, Controlled, Multicentered, Double-Blind Investigation of Injectable Poly-L-Lactic Acid for Improving Skin Quality. Dermatol Surg. 2019 May;45(5):718-724
2. Machado Filho CDS et al. PolyLlactic acid: a biostimulating agent. Surg Cosmet Dermatol 2013;5(4):345­-50
3. Morgan, P. Product Manufacturing Process for Poly-L-lactic acid (PLLA-SCA); pôster apresentado no IMCAS 2023
4. Ianhez M, Freire G, Sigrist RM, Colpas P, Faria I, Miot H. Complicações de bloestimuladores no Brasil: descritivo dos produtos, tratamentos e evolução de 55 casos. Pôster apresentado no CBCD 2023.
5. Narins RS, Baumann L, Brandt FS, Fagien S, Glazer S, Lowe NJ, Monheit GD, Rendon MI, Rohrich RJ, Werschler WP. A randomized study of the ecacy and safety of injectable poly-L-lactic acid versus human-based collagen implant in the treatment of nasolabial fold wrinkles. J Am Acad Dermatol. 2010 Mar;62(3):448-62.
6. Oh S, Lee JH, Kim HM, Batsukh S, Sung MJ, Lim TH, Lee MH, Son KH, Byun K. Poly-L-Lactic Acid Fillers Improved Dermal Collagen Synthesis by Modulating M2 Macrophage Polarization in Aged Animal Skin. Cells. 2023 May 5;12(9):1320.
7. Goldberg D, Guana A, Volk A, Daro-Kaftan E. Single-arm study for the characterization of human tissue response to injectable poly-L-lactic acid. Dermatol Surg. 2013 Jun;39(6):915-22.
8. Mest DR and Humble G. Safety and e cacy of poly-L-lactic acid injections in persons with HIV-associated lipoatrophy: the US experience. Dermatol Surg 2006;32:1336-4
9. Widgerow et al. Extracellular matrix modulation: optimizing skin care and rejuvenation procedures. J Drugs Dermatol 2016.
10. Calame et al. Histological changes with extracellular matrix-remodeling topical therapy. Dermatol Case Rep 2017.
11. Widgerow et al. Gene expression studies on extracellular matrix integrity: in vitro nuances. J Drugs Dermatol 2019.
12. Widgerow AD et al. J Drugs Dermatol 2016;15(Suppl 4)
13. RD.27.SPR.206853 (FIL 1911). Data on file.
14. Widgerow AD et al. A single-center clinical trial to evaluate the efficacy of a tripeptide/hexapeptide. J Cosmet Dermatol 2018;1-7.
15. Nelson AM et al. Effects of anhydrous gel with TriHex peptides on healing after hybrid laser resurfacing. J Cosmet Dermatol 2020;00:1-5.
16. Wang JV et al. Tripeptide and hexapeptide topical as adjunct to nonablative fractional resurfacing for photodamage: A randomized split-face trial. J Cosmet Dermatol 2020;00:1-6.
17. RD.27.SPR.206849 (FIL 1906). Data on file.
18. Widgerow AD et al. Extracellular Matrix Modulation: Optimizing Skin Care and Rejuvenation Procedures. J Drugs Dermatol 2016;15(Suppl 4)
19. RD.27.SPR.206850 (FIL 1908). Data on file.

Sobre a Galderma

A Galderma é uma das empresas líderes em dermatologia, presente em aproximadamente 90 países. Oferecemos um portfólio inovador, embasado em ciência, com marcas e serviços premium que abrangem todo o universo do mercado dermatológico em rápido crescimento, por meio dos negócios de Estética Injetável e Skincare Dermatológico & Dermatologia Terapêutica. Desde a nossa fundação, em 1981, dedicamos nosso foco e paixão ao maior órgão do corpo humano – a pele – atendendo às necessidades individuais de consumidores e pacientes com resultados superiores, em parceria com profissionais de saúde. Estamos avançando a dermatologia para cada história de pele, por entender que a pele em que estamos molda nossas vidas. Para mais informações: www.galderma.com.

FONTE Galderma

OESP não é(são) responsável(is) por erros, incorreções, atrasos ou quaisquer decisões tomadas por seus clientes com base nos Conteúdos ora disponibilizados, bem como tais Conteúdos não representam a opinião da OESP e são de inteira responsabilidade da PR Newswire Ltda

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies