A utilização da inteligência artificial (IA) na educação já não é apenas uma promessa futurista, mas uma realidade que transforma a maneira como as pessoas aprendem. Ferramentas impulsionadas por IA têm ampliado as possibilidades de personalização, engajamento e preparação para o mercado de trabalho, principalmente no ensino a distância, tornando o processo educacional mais dinâmico e eficiente, conforme indica a coordenadora do polo EAD do Senac Santana do Livramento, Mariela Elguy.
Segundo a docente, atualmente as empresas de grande ou pequeno porte utilizam alguma ou muitas ferramentas de IA e essa é uma prática que tende a aumentar, com automatização de tarefas rotineiras e repetitivas para melhorar a eficiência e a produtividade das operações. “Nessa perspectiva, profissionais atualizados e capacitados são os que terão melhores oportunidades tanto de inserção como de permanência e crescimento no mercado de trabalho”, aponta.
Ela explica que o Senac EAD “possui uma proposta pedagógica estratégica, que visa fomentar o desenvolvimento do estudante de forma individualizada, respeitando os interesses, as experiências e as limitações de cada um”. A coordenadora destaca que a IA auxilia nesse processo de personalização e agilidade. “O Senac EAD utiliza aplicativos de software com algoritmos de inteligência artificial para realizar e enviar atividades, fazer correções instantâneas (quiz), acusar envios em tempo real e realizar simulações. As atividades são práticas e fazem com que o aluno experimente situações-problema que promovem o crescimento real e aprendizagem significativa”, ressalta.
Mariela comenta que a adoção de IA também está mudando o papel dos professores no EAD. “Os docentes e tutores do EAD utilizando a inteligência artificial conseguem economizar tempo e atender um número maior de alunos, oferecendo suporte de qualidade. Então, cada vez mais a IA facilita o trabalho docente, permitindo que as atividades sejam mais criativas e atualizadas”, salienta.
Quanto ao engajamento dos estudantes no ambiente virtual, a educadora diz que os recursos tecnológicos são aliados nesse sentido, pois promovem experiências interativas significativas. “Cursos eLearning que utilizam recursos tecnológicos para promover o aprendizado melhoram significativamente as taxas de engajamento dos alunos”, reitera.
E para quem deseja se profissionalizar com flexibilidade e utilização de tecnologias modernas e atualizadas, o Senac Santana do Livramento está com inscrições abertas para cursos Técnicos EAD. No total, são 11 formações nas áreas de Comércio, Design, Gestão, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação, além da Especialização Técnica em Segurança do Trabalho em Meio Ambiente. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de fevereiro pelo site. No link, os interessados têm acesso ao conteúdo programático e à metodologia de ensino, além da política de descontos oferecida pela instituição.