Em 2025, o Parlamento gaúcho incentivou e reconheceu talentos por meio de uma intensa agenda de espetáculos musicais, premiações educacionais, científicas, audiovisuais e de poesia. O Departamento de Cultura (que desde novembro passou a se chamar Departamento de Cultura e Memória) é o responsável por planejar o calendário de eventos e implementar todas as atividades ligadas ao setor.
Sarau do Solar vai às comunidades
O Projeto Sarau do Solar completou 33 anos de existência em 2025. Criado em 1993, com o objetivo de promover espetáculos musicais com periodicidade quinzenal e com entrada franca, em temporada que se estende de março a dezembro de cada ano, ganhou nova roupagem e se tornou colaborativo – o público pode fazer doações diretamente aos artistas, via Pix, de forma espontânea.
Com o lema “Música e Diversidade”, os espetáculos foram descentralizados, surgindo assim o Sarau na Comunidade. Espetáculos musicais de excelência foram apresentados no Asilo Padre Cacique, no Quilombo dos Machado, no Centro Cultural Marli Medeiros, no Centro Cultural da Zona Sul e na Associação Cultural Vila Flores, todos em Porto Alegre.
Na temporada 2025, o Sarau do Solar ofereceu 22 espetáculos musicais de alta qualidade e com ingresso gratuito. Para a temporada de 2026, foram recebidas 303 inscrições, de 266 artistas diferentes. A temporada 2025 iniciou em 19 de março no Teatro Túlio Piva, com o Sarau em homenagem às mulheres, em espetáculo duplo de Glau Barros e Viridiana. E encerrou em 10 de dezembro no Teatro Simões Lopes Neto, com apresentações do Instrumental Picumã e de Rê Adegas e Luiz Gustavo Zago.
- 19 de março, Teatro Túlio Piva – abertura da temporada 2025 – espetáculo duplo em homenagem às mulheres, com Glau Barros e Viridiana
- 2 de abril, Teatro Olga Reverbel – Matheus Wendt – Long Story Short Quarteto
- 16 de abril, Casa de Cultura Mário Quintana – 45 anos do Rock de Julio Reny
- 30 de abril, Praça da Matriz – Baile ao ar livre, com a Fanfarra Bate Sopra, comemorou 190 Anos da Assembleia Legislativa
- 7 de maio, Memorial do Ministério Público – cantora e compositora Su Paz, no espetáculo “Pampa Mulher” .
- 21 de maio, Teatro Simões Lopes Neto – Luciano Leães – Sarau do Solar Especial em homenagem à Fundação Theatro São Pedro
- 4 de junho, Centro Comunitário Marli Medeiros, Vila Bom Bom Jesus – primeiro Sarau do Solar na Comunidade, com Negra Jaque no show “Linhas de Cura”
- 11 de junho, Teatro Oficina Olga Reverbel – Rafa Pinta no Sarau Especial da Sustentabilidade.
- 18 de junho, Teatro Oficina Olga Reverbel – Roger Corrêa e seu quarteto
- 2 de julho, Casa de Cultura Mário Quintana, Auditório Luiz Cosme – Izmália
- 16 de julho, Pinacoteca Ruben Berta – Pedro Borghetti
- 30 de julho, Centro Cultural da Zona Sul – segundo Sarau do Solar na Comunidade, com Jaqueline Barreto.
- 13 de agosto, Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul – Marcelo Delacroix
- 27 de agosto, Centro Cultural Vila Flores – terceiro Sarau do Solar na Comunidade – show do duo Belle Mottini e Gustavo Virissimo.
- 10 de setembro, Asilo Padre Cacique – Duo Erva Buena.
- 24 de setembro, Teatro do Sesc Alberto Bins – Sarau do Solar Especial em homenagem a Luiz Carlos Borges, com Emily Borghetti e Mauro Moraes Trio.
- 8 de outubro, Teatro Renascença – Sarau Especial das Crianças com o show Flicts, de Ziraldo, com a banda Tum Toin Foin.
- 22 de outubro, Museu Arte do Paço – espetáculo de Bibiana Dulce Quarteto – Astor – Revolución para el 3001
- 5 de novembro, Quilombo dos Machado – quarta edição do Sarau do Solar na Comunidade, com apresentação de Tati Portella
- 19 de novembro, Concha Acústica do Theatro São Pedro – Sarau Especial da Semana da Consciência Negra da ALRS – apresentação da dupla Dejeane Arruée e Graziela Pires, da “50 Tons de Pretas”.
- 3 de dezembro, Memorial do Ministério Público RS – Paulinho Cardoso com o show “Uma jornada musical”
- 10 de dezembro, Teatro Simões Lopes Neto – Encerramento da Temporada 2025 – apresentação do Instrumental Picumã; Rê Adegas e Luiz Gustavo Zago.
400 Anos das Missões Jesuíticas
A Assembleia Legislativa já deu início às atividades em celebração aos 400 anos das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul (1626-2026), promovendo dois espetáculos musicais na Região Missioneira. O primeiro foi em Santo Ângelo, na Praça Pinheiro Machado, em 13 de dezembro. O segundo aconteceu em São Miguel das Missões, dia 14, na igreja do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. Os dois eventos foram planejados pelo Legislativo em parceria com as prefeituras municipais. Os espetáculos denominados “400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis em ritmos e tradição” somaram-se à programação que está sendo planejada pela Comissão Oficial das Comemorações dos 400 Anos das Missões Jesuíticas Guaranis, da qual a Assembleia faz parte. Os espetáculos foram concebidos para destacar a música barroca, a cultura musical dos guaranis, a música e a poesia missioneiras, pilares na construção da identidade cultural das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul. Outro evento ocorreu em 26 de outubro, no Memorial do Legislativo, chamado Cultura Guarani Mbya – Narrativas Visuais. Houve exibição do filme “Tava, a Casa de Pedra” seguido de debate com os cineastas Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Ariel Kuaray Ortega. A mostra contou com apresentação musical do Grupo de Apresentação Cultural Jekupe Amba (Coral Guarani).
150 Anos da Imigração italiana
Em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Assembleia Legislativa realizou, no dia 26 de outubro, o espetáculo “Música & vozes para celebrar a cultura italiana”, em homenagem aos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. A homenagem reuniu a UCS Orquestra, regida pelo maestro Fábio Alves, e o Coral Ítalo-Brasileiro, regido pelo maestro André Delair, que executaram obras de Vivaldi, Sergio Endrigo, Gigliola Cinquetti, Toto Cutugno, Giuseppe Verdi, Laura Pausini e Gaetano Donizetti, entre outros clássicos da música italiana. Os solistas Paola Delazzeri e Maicon Cassânego acompanham a Orquestra. O coral teve acompanhamento do pianista Rodolfo Wulfhorst.
Feira do Livro e os 120 Anos de Nascimento de Erico Verissimo
A Assembleia Legislativa fez uma homenagem aos 120 anos de nascimento do escritor Erico Verissimo (1905 – 1975) com a encenação de espetáculo teatral do Grupo Cerco “Verissimo Vive – Erico em Antares”. A apresentação aconteceu no final da tarde do dia 4 de novembro, no Teatro Petrobras Carlos Urbim, na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. A superintendente de Comunicação e Cultura da ALRS, Vânia Lain, entregou à Lúcia, viúva de Luis Fernando e nora de Erico; e à Lucinda, bisneta de Erico e neta de Luis Fernando, uma estatueta de Xico Stockinger, intitulada “O Índio”, bem como um exemplar do livro dos 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, e a História dos 150 Anos da Assembleia Legislativa RS, do escritor Alcy Cheuiche.
Feira do Livro e os 120 Anos de Nascimento de Lila Ripoll
Ainda durante a Feira do Livro de Porto Alegre, a Assembleia Legislativa lançou a obra “Tecendo Esperança: seleção de poemas em homenagem aos 120 anos de Lila Ripoll” na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. A coletânea reúne uma seleção de 29 poemas da poetisa gaúcha Lila Ripoll, organizados em três partes. Lila Ripoll (1905-1967) é a patrona do prêmio de poesias anual promovido pelo Parlamento gaúcho, que está em sua 19ª edição.
Semana da Consciência Negra
A Comissão Organizadora da Semana da Consciência Negra 2025 teve coordenação da deputada Laura Sito (PT). A Semana integra a programação comemorativa do Dia Estadual da Consciência Negra, e contempla ações voltadas à valorização da história e da contribuição da população negra no Estado. Neste ano, atividades como feira de afroempreendedorismo, audiência pública, seminário, oficinas e um Sarau do Solar Especial integraram a programação.
Prêmio Zumbi dos Palmares e Troféu Deputado Carlos Santos
O ponto alto da Semana da Consciência Negra é a Sessão Solene no Plenário 20 de Setembro, ocasião em que são concedidos o Prêmio Zumbi dos Palmares e o Troféu Deputado Carlos Santos. As duas premiações destacam personalidades ou entidades com atuação em favor da comunidade negra, e alcançam as áreas cultural, social, política, esportiva, religiosa, educacional e jurídica. A sessão foi realizada em 19 de novembro, e distinguiu 14 homenageados.
Assembleia Legislativa na Noite nos Museus
A Assembleia Legislativa participou da edição 2025 da Noite dos Museus, em 29 de novembro, abrindo as portas do Memorial do Legislativo e do Solar dos Câmara para visitas mediadas, exposições e espetáculos musicais. Um público estimado em 3.312 pessoas circulou pelo jardim e interior do Solar. Já o Memorial teve uma média de 80 pessoas assistindo o espetáculo “Boitatá”, às 18h, no Plenário Bento Gonçalves, e lotação máxima (100 pessoas) no show de Nelson Coelho de Castro às 20h. As quatro visitas guiadas ao Memorial tiveram sempre lotação máxima, 40 pessoas em cada grupo.
A esplanada, em frente ao Palácio Farroupilha, serviu de palco para três shows, que iniciaram às 18h30, com o Hard Blues Trio, prosseguiram às 19h30 com a banda Toró e tiveram um grand finale às 21h com o Tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco e Banda. Uma multidão se reuniu na Praça da Matriz para acompanhar os espetáculos e transitar entre as visitas culturais.
Reforma do Teatro Dante Barone
O Teatro Dante Barone, localizado no Palácio Farroupilha, passa pela maior obra desde a sua inauguração, em 1970. O local ficará fechado até o primeiro trimestre de 2026.As principais intervenções ocorrem no telhado, na iluminação, no sistema de som e em equipamentos de segurança, ao custo total de R$ 23 milhões.
Dentro das ações de recuperação dos equipamentos do Teatro inclui-se o restauro do piano alemão Steinway & Sons Model C, de propriedade do Parlamento gaúcho e adquirido em 1972. O piano foi retirado da Assembleia em 17 de outubro, e a empresa responsável tem prazo de seis meses, prorrogáveis por mais três, para executar o trabalho.
Restauro do Solar dos Câmara
O Solar dos Câmara, edifício intimamente ligado à história de Porto Alegre e do Brasil, adquirido pela Assembleia Legislativa no início dos anos de 1980, e reinaugurado em 1993, está passando por obras de restauro. A obra, prevista para ser entregue no início do segundo semestre de 2026, é fruto de um processo desenvolvido por diversos setores do Parlamento gaúcho. A empresa paulista Estúdio Sarasá Conservação e Restauração foi a vencedora da licitação. Em 25 de março foi promovida a oficina de restauro “A Zeladoria Cultural do Solar dos Câmara: saberes, fazeres e fisiologia”. Em 22 de agosto, em celebração ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural, o Solar abriu suas portas para visitação do público com acompanhamento dos restauradores e ampla participação popular.
Prêmios
A Assembleia Legislativa tem tradição de reconhecer personalidades e incentivar talentos em diversos setores da sociedade gaúcha. Anualmente, um extenso calendário de premiações, homenagens e atividades comemorativas celebram conquistas culturais, sociais, científicas e educacionais. Entre os prêmios destacam-se:
- Prêmio AL de Cinema – Mostra de Curtas Gaúchos Integrante da programação do Festival de Cinema de Gramado, o Prêmio Assembleia Legislativa- Mostra de Curtas Gaúchos é um incentivo à produção gaúcha de cinema. Os troféus atribuídos aos filmes, bem como ao artista vencedor do Prêmio Sirmar Antunes, foram entregues em cerimônia realizada no dia 17 de agosto, durante o 53º Festival de Cinema de Gramado, no Palácio dos Festivais.
- Prêmio Jovem Cientista – O Teatro Oficina Olga Reverbel recebeu na noite de 11 de junho a cerimônia de entrega do Prêmio Jovem Cientista – 15ª e 16ª edições. Na ocasião também foi realizada uma homenagem aos 15 anos do Prêmio e aos 40 anos da MOSTRATEC, maior feira de jovens cientistas da América Latina, promovida pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Viera da Cunha.
- Prêmio Lila Ripoll de Poesia – O prêmio Lila Ripoll de Poesias visa fomentar o desenvolvimento cultural, estimulando a criação artística e dando visibilidade a novos talentos literários, por intermédio da divulgação e valorização da poesia dedicada às causas sociais e às questões de gênero, cujas temáticas devem versar os poemas inscritos. A solenidade de entrega do Prêmio Lila Ripoll de Poesia 2025 foi realizada no dia 13 de agosto no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do RS.
- Prêmio Vitor Mateus Teixeira, Troféu Jayme Caetano Braun e Troféu José Mendes – As três distinções são voltadas ao reconhecimento e valorização do trabalho de artistas e veículos de comunicação que enaltecem a cultura gaúcha. O Prêmio Vitor Mateus Teixeira foi instituído em 1997. O troféu José Mendes foi regulamentado em 2020. E o troféu Jayme Caetano Braun foi integrado em 2025 ao conjunto de honrarias, com indicações feitas pelos deputados. A premiação ocorreu no dia 3 de dezembro, no Memorial do Ministério Público.
- Troféu Educacional Leonel de Moura Brizola – A distinção premia as escolas da rede pública estadual e municipal que obtiverem as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgadas pelo Ministério de Educação (MEC). A solenidade de entrega aconteceu no dia 15 de outubro, no Memorial do Legislativo da ALRS, com apresentação musical de Maria Luiza Benitez.
- Prêmio Líderes & Vencedores – A iniciativa é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e a Federasul. Promovida desde 1995, valoriza projetos, empresas e líderes empreendedores que contribuem para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A solenidade de premiação aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Comércio, no dia 11 de novembro.
Fonte: https://ww4.al.rs.gov.br