Na tarde de segunda-feira (6), no Salão Júlio de Castilhos, foi instalada a Frente Parlamentar de Valorização das Instituições Públicas de Ensino Superior por iniciativa da deputada Sofia Cavedon (PT). A solenidade reuniu representantes de instituições de ensino superior, técnico e tecnológico; sindicatos, associações e entidades representativas de estudantes, entre outros.
A deputada destacou o orgulho do estado estar coberto pelas redes federal e estadual de oportunidades de ensino superior, técnico e tecnológico de forma gratuita. Sofia também falou sobre a situação financeira das instituições de ensino superior que, em 2025, enfrentaram um corte de orçamento aprovado pelo Congresso Nacional. “Que não era uma orçamento que recuperava o grande déficit acumulado nos períodos de vigência do teto de gastos, de desprezo pela universidade”, assinalou, lembrando que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em função da decisão, precisou recompor o orçamento das universidades.
Ela ainda apresentou um estudo realizado por sua assessoria técnica elencando 18 programas, plataformas e cursos da Secretaria Estadual de Educação cujas parcerias são todas com a iniciativa privada. “Nós não encontramos as nossas bravas sete universidades federais, três institutos federais multicampi nem a Uergs nas parcerias que o governo do Estado faz”, protestou.
Também se manifestaram a reitora da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e presidente do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (Foripes), Suzane Gonçalves; a vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla; a representante da União Nacional dos Estudantes Juliana Bergmann; o secretário-geral da União Estadual dos Estudantes Tiago Maia; a representante do Andes/Sindicato Nacional dos Docentes Liliane Giordani; a representante da Associação dos Docentes da Uergs Margarete Sponchiado; a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Ursula Silva; e o coordenador-geral de Ensino e Planejamento Acadêmico do Ministério da Educação, Eduardo José Cezari, que participou de forma virtual.
Ainda estiveram presentes representantes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; da Universidade Federal de Santa Maria; da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; do DCE da UFRGS e do Movimento Estudantil da Uergs.