O Índice da Bolsa de Valores Brasileira (Ibovespa) fechou a última sessão aos 146.969 pontos, com alta de 0,55%, em novo recorde. O Ibovespa operou o dia em alta e também renovou o recorde intradiário com 147.578 pontos.
De acordo com especialistas, o movimento está ligado ao alívio de tensões comerciais entre Estados Unidos e China e ao estreitamento de relações entre os presidentes Lula e Donald Trump, que se encontraram na Malásia no domingo (26).
Maiores altas e quedas do Ibovespa
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
- Ambipar Participações e Empreendimentos SA (AMBP3): +34,62%
- Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – COELBA (CEEB5): +28,51%
Ações em queda no Ibovespa
- Biomm SA (BIOM3): −8,36%
- Trevisa Investimentos SA (LUXM4): −8,31%
O volume total negociado na B3 foi de R$ 16,4 bilhões, em meio a 2,9 milhões de negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O que é o Ibovespa e como ele funciona?
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Fonte: Brasil 61

