Marketplace no Facebook: saiba mais sobre

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As chances de você ter se deparado com o ícone do marketplace no Facebook enquanto navega na rede social são bem grandes. Mais provável ainda é você ter se perguntado sobre como funciona essa plataforma, o que para muitas pessoas, ainda é uma dúvida.

Ao decorrer deste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse canal de vendas e como ele se tornou uma ótima opção para que uma empresa de elevadores de carga possa anunciar seus serviços.

Embora algumas pessoas enxerguem o Facebook como uma rede social ultrapassada, de acordo com o relatório Digital 2021 a plataforma foi a terceira rede social mais acessada pelos brasileiros nos últimos anos.

Dito isso, fica evidente que anunciar algum produto na plataforma é super vantajoso. Portanto, vamos conhecê-la.

O que é o Marketplace do Facebook?

Resumidamente, o marketplace do Facebook é um espaço onde as pessoas podem anunciar produtos novos ou usados para venda. Ou seja, é um lugar onde é possível realizar a venda de mini porta pallet ou qualquer outro item que você imaginar.

O interessante é que não há custos para o cadastro desses itens e muito menos taxas cobradas pelo marketplace, diferente do que acontece em outras plataformas de venda.

Através dessa funcionalidade da rede social, é possível criar anúncios a partir do seu perfil pessoal ou de páginas que você administra, como a do seu negócio.

Como funciona?

Ao contrário do que acontece em outras plataformas, para anunciar neste marketplace não é necessário um sistema interno para pagamentos e envios de mercadorias.

Isso torna todo o processo de compra ainda mais simples, o que é essencial para uma empresa de esquadrias que deseja aumentar o seu alcance.

Quando um usuário se interessa por um item, ele entra em contato com o vendedor através do Messenger.

Todos os contatos ficam concentrados em um painel dentro da plataforma, mas é necessário combinar as compras e vendas uma a uma de maneira manual.

Quais os itens que podem ser comercializados?

Com o canal de vendas integrado ao Facebook, é possível vender produtos, veículos e anunciar imóveis para venda ou locação. Segundo as políticas comerciais da rede social, não é permitido publicar anúncios de:

  • Produtos sexuais;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Animais;
  • Partes ou fluidos corporais humanos;
  • Documentos, moedas ou instrumentos financeiros;
  • Materiais ou produtos perigosos;
  • Serviços sexuais ou exploração humana;
  • Suplementos para ingestão;
  • Vagas de trabalho;
  • Produtos de recall;
  • Bens roubados ou falsificados;
  • Assinaturas ou produtos digitais;
  • Produtos de tabaco ou relacionados.

Vale pontuar também que a comercialização de eventos, ingressos e vale-presente é restrita. Todos os detalhes desses itens que não são permitidos podem ser conferidos na própria página da rede social.

Contudo, no geral a plataforma pode ser utilizada para vendas de serviços de manutenção em telhados e outras atividades populares.

Como acessar a plataforma?

Para que você consiga acessar o marketplace do Facebook é necessário entrar no seu perfil na rede social e localizar o ícone que mais se parece com uma espécie de tenda.

No aplicativo para Android, sistema operacional da Google, esse item fica localizado no menu superior. No sistema da Apple, o iOS, ele fica na parte de baixo da tela. Quando acessado por um desktop, ele está no menu à esquerda.

Como vender no marketplace?

Na prática, o processo de cadastramento dos produtos é muito simples, bem como a venda. Essa característica, inclusive, é o que atrai uma distribuidora de materiais elétricos e hidráulicos a começar a anunciar na plataforma. Contudo, é necessários apenas:

  • Acessar o marketplace;
  • Clicar no botão “Vender”;
  • Selecionar o item a categoria do item a ser vendido;
  • Preencher os campos solicitados pela rede social;
  • Escolher se o anúncio será exibido em outros grupos;
  • Finalizar clicando em “Publicar”.

Em caso de veículos, outras informações serão solicitadas, como tipo de veículo, ano de fabricação, marca, modelo e se a transmissão é automática ou manual.

Já em caso de imóveis, o dono do anúncio precisa informar se ele está disponível para venda ou locação, além de falar sobre o tipo de propriedade, número de quartos, banheiros e vagas de garagem.

Em caso de lojas virtuais que desejam fazer a integração direta de seus catálogos de produtos com o marketplace, saiba que esse é sim um recurso possível e que pode ser uma ótima alternativa para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Como anunciar na plataforma?

Com o marketplace do Facebook é possível fazer anúncios publicitários que irão aparecer na plataforma e que irão atingir um grande número de pessoas, o que é essencial para a venda de itens como banqueta inox piscina e outros produtos semelhantes.

Segundo a própria Central de Dúvidas da rede social, não é possível criar campanhas específicas, mas as peças são exibidas também nessas páginas do Facebook.

Inicialmente eles precisam ser criados por meio do Facebook Ads, assim como ocorre com todos os outros anúncios.

Entretanto, a diferença é que, quando essas propagandas aparecem no Facebook Marketplace, estarão marcadas como “Patrocinado” para que os usuários não confundam o que é publicidade e o que é produto publicado na plataforma.

Como ativar e desativar o Marketplace do Facebook?

É importante dizer que o marketplace do Facebook é uma função nativa da rede social, ou seja, não é possível desativá-la, muito menos ativá-la. Contudo, é possível ter mais notificações sobre o recurso ou até mesmo nenhuma notificação sobre ele.

Para isso você deve entrar nas configurações da sua conta do Facebook e procurar por “notificações”. Após ter feito isso, localize a aba “Marketplace” e ative ou desative as notificações.

Vantagens do Marketplace

Para começar, podemos citar a grande popularidade que o Facebook ainda tem com os brasileiros. Ou seja, é um espaço que dá para alcançar muitas pessoas, mesmo aquelas que são interessadas em temas específicos, como projetos elétricos industriais.

Em seguida, há o fato de lidar com negócios locais, o que é vantajoso para muitas pessoas. Isso porque, se algo estiver errado com o produto, fica fácil de resolver o problema.

Por fim, o marketplace do Facebook é um serviço gratuito, o que significa que as empresas terão mais lucratividade ao anunciar na plataforma.

Desvantagens do Marketplace

Por outro lado, apesar de não existir custos para anunciar na plataforma, os recursos que o marketplace oferece são bem limitados. Devido ao fato de não haver meios de pagamento e envio integrados, o vendedor precisa conversar com cada um de seus compradores.

Além disso, a sua marca corre o risco de ficar pouco evidenciada por causa do grande número de empresas que utilizam a plataforma para anunciar. Ou seja, é um espaço que uma loja de fios e cabos eletricos terá que dividir com outras lojas do segmento.

Dicas para vender no Facebook Marketplace

Para você que deseja utilizar o marketplace para começar as suas vendas, saiba que é necessário ter atenção em alguns aspectos para conquistar a confiança dos compradores. Confira as dicas que separamos para você fazer sucesso na plataforma:

1. Capriche nas fotos e descrições

Pode parecer um pouco óbvio, mas as fotos possuem um papel super importante para que a venda seja realizada. É ela que apresenta o seu produto para o público, e a descrição, por sua vez, deve ser objetiva e falar todos os pontos relevantes do produto.

2. Cuidado com o atendimento

Devido ao fato de que as vendas são realizadas diretamente entre o contato com o vendedor e o cliente, é necessário que o atendimento seja bem-feito, de modo que o comprador possa confiar em você e em seus produtos.

3. Pense sempre no cliente

Por fim, tente sempre levar em consideração todas as necessidades e comodidades que os seus compradores desejam. Isso significa que você pode oferecer outras formas de pagamento ou até mesmo uma forma de envio mais rápida do que a convencional.

Entenda que o motivo que leva as pessoas a comprarem online é a praticidade. Portanto, faça de tudo para que o seu cliente tenha uma experiência de compra agradável.

O que mais vende na plataforma?

Até aqui você já pôde entender o que é o marketplace do Facebook e a maneira certa de utilizá-lo. Contudo, quais são os produtos que têm uma certa facilidade de ser vendido na plataforma?

Como você pode imaginar, os itens mais fáceis de serem vendidos no marketplace são os bens populares, como sofás, TVs e videogames.

Logo em seguida estão os produtos voltados para o entretenimento, como livros e DVDs, e para o público infantil, com brinquedos. Por último, temos os itens de decoração para casa, como guarda-roupas, mesas de jantar, quadros e tapetes.

Conclusão

Desenvolvemos esse conteúdo para que você possa começar a sua trajetória no marketplace da melhor maneira possível.

Ele também é de utilidade para quem já trabalha com a plataforma, mas sobretudo procuramos apontar todas as características que você precisa saber sobre o recurso integrado do Facebook.

Aproveite a ferramenta para aumentar a lucratividade da sua empresa e fortalecer a imagem digital do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fonte: Redação

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