Como selecionar parceiros comerciais

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Iniciar um novo negócio pode ser um momento muito tenso e também cheio de oportunidades e riscos. De forma específica, para muitas empresas, iniciar ou expandir um negócio com parceiros comerciais pode oferecer vantagens significativas.

Essas vantagens vão desde a capacidade de levantar capital adicional até novas habilidades de negócios complementares.

No entanto, as parcerias de negócios podem apresentar seus próprios desafios, por isso é importante entender o que os empreendedores devem considerar ao avaliar potenciais parceiros.

No artigo de hoje, vamos abordar as principais atribuições de um parceiro comercial, a fim de ajudar a sua empresa de serviço de pavimentação asfáltica ou de qualquer outro segmento construir uma parceria de sucesso e obter diversos benefícios. Acompanhe!

Qual a importância dos fornecedores?

A escolha de um parceiro comercial deve ser muito bem analisada para que os resultados sejam frutíferos. Afinal, no mundo dos negócios, parcerias, colaborações e relacionamentos são as chaves para o sucesso de uma empresa. 

Este processo envolve fornecedores e parceiros de negócios. Afinal, cada um deles é responsável por otimizar tarefas, melhorar processos internos ou fornecer alguns dos materiais necessários para a gestão da empresa. 

No entanto, empreendedores e gestores muitas vezes têm dúvidas sobre como continuar construindo parcerias estratégicas e duradouras, que não deve ser nada penoso. 

Foi pensando nisso que preparamos esse artigo, pensando exatamente quais os critérios mais importantes em uma escolha de parceria, seja para empresas que instalam sistema de alarme de segurança residencial, ou para agências de turismo.

Característica de bons parceiros comerciais

Antes mesmo de considerar fechar contrato com um parceiro comercial de negócios, é preciso considerar as principais características profissionais necessárias para que a parceira seja eficiente. 

Por exemplo, digamos que você seja dono de uma construtora, e queira fazer parceria com uma empresa de segurança de condomínios para elevar o nível de serviço. 

Logo, é preciso considerar atribuições conjuntas e que se harmonizam para que a parceria seja vantajosa para o negócio. 

Portanto, se você quer obter esse tipo de parceria para ajudar nos processo do seu negócio, certifique-se de averiguar o que funciona melhor para seus próprios valores, objetivos, estilo de liderança e habilidades.

Porque uma vez que se firma uma parceria e se tornam sócios, é muito mais difícil romper do que criar uma. Dito isso, ao avaliar potenciais parceiros de negócios, considere as seguintes atribuições profissionais:

  • Integridade financeira;
  • Experiência no setor;
  • Semelhança de visão e valores;
  • Estabilidade financeira;
  • Vantagens complementares;
  • Boa comunicação;
  • Foco.

Vamos ver agora cada característica com mais detalhes, e mais algumas dicas extras para você não errar na escolha do seu parceiro comercial.  

Integridade financeira

Um bom histórico de crédito e integridade financeira podem indicar o tipo de responsabilidade com a boa gestão financeira de um parceiro comercial. 

Essa é uma atribuição extremamente importante também para obter empréstimos ou financiamentos adicionais com as melhores taxas, seja para comprar madeira para telhado para a realização de uma reforma na empresa, ou para gerenciar o fluxo de caixa. 

Portanto, verifique esse ponto ao considerar uma parceria comercial, mesmo que seja com outra empresa. 

Experiência no setor

A experiência positiva em um negócio ou setor semelhante é vantajosa não apenas para os parceiros em potencial desenvolverem habilidades, mas também porque torna seu negócio mais atraente para os clientes e investidores.

Dito isto, ao firmar uma parceria com uma empresa de toldos é preciso considerar que ela tenha experiência necessária para o que você espera para sua empresa de engenharia. 

Principalmente se você trabalha com projetos sob demanda, não dá para errar na escolha de parcerias para não manchar a reputação.

Semelhança de Visão e Valores

Seu parceiro comercial em potencial tem boas habilidades e visão de negócios de expansão e crescimento? 

Ter essa visão de negócios é essencial para administrar seu empreendimento, seja em você um distribuidor de equipamentos de proteção individual ou um advogado, é preciso considerar se a visão de negócio do parceiro em potencial entra em acordo com sua própria visão. 

Ter uma visão semelhante para o sucesso de sua empresa, bem como valores alinhados, pode ajudar a garantir que ambos trabalhem harmoniosamente em direção a um objetivo comum.

Tendo esses atributos em mente, você deve seguir alguns passos básicos para construir uma parceria de qualidade e duradoura.

Financeiramente estável

Se o seu parceiro está contribuindo financeiramente para o negócio é menos importante do que se o seu parceiro em potencial está com problemas financeiros. Por várias razões, alguém em uma crise financeira pode não ser a melhor pessoa para fazer negócios.

As habilidades de gerenciamento de dinheiro, ativos e tempo são essenciais para os proprietários de empresas dos mais diversos tipos de segmentos.

Nesse sentido, parceiros comerciais que estejam com problemas financeiros pessoais ou empresariais, podem não ter habilidades ou a disciplina para construir parcerias.

Nesse sentido, antes da sua empresa de manutenção eletrica predial tentar encontrar um parceiro que de fato vá agregar e não sugar, esse é um dos principais aspectos a serem observados. 

Vantagens complementares

Ter um parceiro de negócios com recursos financeiros é ótimo, mas é importante considerar outras atribuições que podem ser tão valiosas quanto os aspectos financeiros. 

Pois essas características podem beneficiar e muito sua empresa de PPP. Vantagens essas que deixarão seu empreendimento mais próximo do sucesso.

Parceiros com redes de negócios seguras, conexões do setor, listas de clientes ou credenciais e conhecimentos específicos também podem agregar valor ao seu negócio e melhorar suas chances de sucesso a longo prazo.

Da mesma forma, se seus pontos fortes estão no campo quantitativo, você pode escolher um parceiro com fortes habilidades de marketing ou networking. Um bom parceiro pode complementar seus pontos fortes existentes.

Ter uma visão semelhante para o sucesso de sua empresa, bem como valores alinhados, pode ajudar a garantir que ambos trabalhem harmoniosamente em direção a um objetivo comum.

Um bom parceiro de negócios deve ter as habilidades para apoiá-lo e complementá-lo. Se você tem excelentes habilidades pessoais, mas poucas habilidades financeiras de negócios, considere escolher um parceiro que entenda de contabilidade empresarial.

Quanto mais habilidades você e seus parceiros trouxerem para a empresa, mais fácil será iniciar, planejar, crescer e administrar a empresa.

Encontre um parceiro que compartilhe seus valores e visão de empreendedorismo – de todas as coisas para encontrar um parceiro, estas são provavelmente as mais importantes. 

Boa comunicação

Você precisará ser capaz de se comunicar de forma eficaz com seus parceiros para tomar decisões, definir metas e impulsionar seus negócios. Portanto, escolha parceiros que sejam bons de comunicação, que não sejam egoístas nem presunçosos para acolher outras ideias.

Nesse sentido, se você escolher parceiros relutantes, agressivos ou incapazes de considerar outros pontos de vista, será mais difícil ter sucesso e pode levar a problemas futuros.

Encontre um parceiro com foco 

Se o seu parceiro está enfrentando sérios desafios em sua vida pessoal, esses problemas podem chegar até o negócio. É claro que é bom estar disposto a dar uma chance às pessoas, mas administrar uma empresa exige muito foco, tempo e energia.

Ou seja, em outras palavras, estamos querendo dizer que é fundamental que você escolha um parceiro comercial que tenha foco, e que não esteja lidando com uma crise pessoal atrás da outra, pois pode atrasar o progresso do seu negócio.

Além disso, traz todos os aspectos negativos para a empresa, e impede que o foco esteja todo no progresso do negócio, o que é muito importante principalmente em um início de formação de parceria. 

Portanto, não se esqueça da importância desse aspecto e encontre um parceiro que possa fornecer recursos e credibilidade para sua empresa.

Como uma boa parceria afeta a cadeia produtiva?

Sem dúvida, o impacto de uma parceria sólida para uma empresa é algo visível e claro, independentemente do segmento de mercado.

Ou seja, até mesmo uma fábrica de chapa expandida pode elevar a lucratividade, bem como observar uma melhor gestão de processos através de uma boa escolha de parceria. 

Por exemplo, uma melhor competitividade de mercado é uma das explicações para entender como esse processo pode ter um impacto significativo no resultado. Além disso, as parcerias estratégicas são muito úteis na redução de falhas e na otimização da gestão. 

Portanto, diante de tantas dicas que demos por aqui, não resta dúvidas que a escolha de um parceiro comercial, seja empresa ou profissional, requer muita paciência e sabedoria, 

Afinal, do mesmo jeito que a escolha de uma boa parceria pode expandir e elevar uma empresa, uma má escolha pode destruí-la.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fonte: Redação

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