Dicas para crescer sua marca dentro do Instagram

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As redes sociais são hoje um dos canais mais importantes dentro da estratégia de comunicação das empresas, já que se tratam de plataformas que permitem um contato direto com o público. Junto da pluralidade de redes, quem se destaca é o Instagram.

Isso porque cada rede social trabalha com um tipo específico de público e de conteúdo, com o seu uso tendo assim uma maior importância para uma marca em específico, levando em conta as características de um negócio e como ele pode conversar com uma rede.

Mesmo com essas especificidades existem algumas opções que se destacam justamente por causa do seu perfil mais amplo, atingindo assim um número grande de usuários, o que acaba sendo o caso tanto do Instagram como dos aplicativos de mensagens.

Uma rede na qual é possível encontrar desde o perfil de uma empresa de táxi aéreo até a conta de um influenciador digital, usando dessa rede social para divulgar conteúdos de diversos temas, produzidos justamente para conquistar a atenção de um grande público.

Realidade essa que se mostra benéfica então aos mais variados tipos de audiências, abrangendo desde quem usa a rede tendo apenas um foco em entretenimento, até aqueles que reconhecem o potencial comercial que está disponível nesse tipo de plataforma.

Esse é apenas um exemplo de como as empresas estão cada vez mais atualizadas em relação ao campo digital, usando desse cenário para desenvolver melhores estratégias de comunicação e venda, algo que pode refletir diretamente nos resultados a serem obtidos.

Cenário no qual o processo de gestão de redes sociais para empresas se torna mais do que uma prática a ser considerada, mas sim uma exigência a qual todo tipo de empreendimento deveria adotar, levando em conta todas as oportunidades ali disponíveis.

Na mesma medida em que um negócio busca crescer, o Instagram também cresce no mercado, o que acaba tornando o desenvolvimento de uma estratégia junto dessa rede social como algo a ser considerado pelas companhias que estão em busca de ampliar-se.

Diante dessa realidade, na qual o público vem tendo uma relação cada vez mais forte com essa rede em particular, investir nela pode ser a solução para uma empresa que está em busca de alcançar um melhor desenvolvimento.

O valor do Instagram nos dias de hoje

O conceito de rede social se tornou popular ao público através do Facebook, que não à toa foi a plataforma responsável até por estrelar um filme sobre o processo da sua criação, “A Rede Social” de 2010, mas com o tempo outras opções passaram também a se destacar.

Para quem prefere mensagens curtas existe o Twitter, para uma comunicação mais formal, focada no mundo dos negócios, quem mais se destaca é o LinkedIn, assim como para quem busca por conteúdos em vídeo, o local principal segue sendo o YouTube.

E foi através dessa variedade de opções que o Instagram passou a receber um certo destaque, tratando-se de uma plataforma cujo foco principal estava no compartilhamento de fotos, além de outros estilos de imagens, mantendo sua atenção nos conteúdos visuais.

Ou ao menos assim era, pois assim como o público passou a se interessar por produções audiovisuais, o Instagram também se adaptou nesse sentido, dando uma preferência maior para os conteúdos desenvolvidos para o formato de vídeo, usando diversas opções.

Algo que cresceu ainda mais desde o momento em que a rede social foi comprada pelo Facebook, diante da atenção que a plataforma teve em relação ao crescimento do Instagram, buscando então integrar seus serviços à gestão dessa rede em particular.

Atenção inclusive que se mostrou positiva já que o Instagram não para de crescer no mundo como um todo. Só no Brasil, de acordo com o relatório anual da We Are Social com a Hootsuite, a plataforma ocupa em 2022 a 3ª posição entre as redes de maior público.

E foi diante dessa popularidade em que diversas empresas passaram também a procurar por um espaço dentro do Instagram, no que pode ser o caso de uma empresa de transporte de veículos, usando desse palco para melhor aproximar-se dos seus clientes.

E isso vale para os mais variados tipos de negócio, afinal, o crescimento do Instagram está associado à diversificação de perfis que podem ser encontrados hoje nessa rede social, todos em busca de melhor se relacionarem com os indivíduos que ali estão presentes.

O problema é que crescer no Instagram não é tão simples assim justamente por causa do alto número de usuários que usam atualmente essa rede, todos em busca de alcançar um certo destaque nessa plataforma, procurando por uma maior atenção na rede.

Mas de fato o crescimento de um negócio pode estar associado à sua gestão nas redes sociais, com um foco em especial para o Instagram. Trabalho que pode ser então conquistado a partir da adoção de uma prática de forma específica.

Como crescer no Instagram?

O Instagram é um espaço hoje onde um usuário pode se sentir confortável para pesquisar por qualquer tipo de produto, marca ou serviço, como serviço de catering para cuidar de um evento da sua empresa, tendo a noção que sua busca será positiva nesse local.

Até porque os mais diversos tipos de perfis podem ser encontrados nessa plataforma, o que explica a facilidade em encontrar por qualquer coisa que interesse ao usar o Instagram. Situação que acaba por estimular ainda mais o crescimento dessa rede social em particular.

E para crescer assim como essa rede, fazendo o seu perfil ganhar uma maior atenção na plataformas, as ações a seguir devem ser adotadas:

Acompanhar tendências

Na internet costuma ser rápido o processo de renovação de tendências de assuntos e conteúdos que se encontram em alta dentro deste espaço. Logo, para crescer no Instagram é preciso acompanhar tudo aquilo ao qual o seu público apresente algum tipo de interesse.

E isso vale até mesmo para o perfil de uma empresa terceirizada de portaria e limpeza, sendo possível ganhar uma maior notoriedade ao seguir as tendências, conhecidas como trends, criando conteúdos que atraiam melhor atenção de muitas outras contas.

Testar novos conteúdos

Melhor do que seguir uma tendência é criar uma, algo que pode surgir como um resultado da forma em que um perfil passa a estudar a possibilidade de trabalhar com novos tipos de conteúdos dentro do Instagram, buscando assim obter uma melhor relação nessa rede.

Conceito de experimentação que conversa com o próprio método de gestão do Instagram, que está sempre apresentando novas oportunidades e estilo de conteúdos para os mais variados tipos de usuários, sejam pessoas comuns ou perfis comerciais.

Investir em vídeos

Da mesma forma que o Instagram passou a olhar melhor para o formato audiovisual, o mesmo deve ser feito para quem busca crescer nessa plataforma. E o que não falta são modelos de vídeo disponíveis para se trabalhar, sendo eles:

  • Feed;
  • Stories;
  • IGTV;
  • Reels.

Formatos que podem ser usados por uma agência de consultoria licenciamento ambiental para apresentar os bastidores do seu trabalho, a relação com clientes anteriores além de outros modelos de conteúdo que conquistem a atenção do público.

Manter o seu engajamento

Para crescer no Instagram é importante contar com o interesse dos usuários, e isso pode ser conquistado por meio de um engajamento constante com os seus seguidores, questão que pode ser estimulada através de respostas nos comentários e reposts dos usuários.

Postar frequentemente

O algoritmo do Instagram faz com que muitos conteúdos acabem não chegando no perfil de um usuário. Diante disso, é importante adotar um ritmo mais frequente de postagem, até para garantir com que suas publicações tenham maiores chances de se destacar.

Para facilitar isso, é indicado criar um calendário de postagens, aproveitando as datas especiais e outros eventos para assim obter um destaque maior dentro dessa rede social.

Usar o Instagram Shopping

O crescimento do Instagram como uma plataforma de venda se dá também pelo uso de algumas ferramentas de finalidade comercial que agora estão disponíveis, o que inclui o uso de um fabricante de tampões e grelhas pelo Instagram Shopping.

Aplicação onde é possível apresentar um catálogo de produtos e serviços a serem oferecidos por uma empresa.

Existem também outras ferramentas do Instagram que podem ser úteis de serem consideradas, como o Instagram Analytics e o Instagram Ads, aplicações que trabalham com um sistema de análise e de anúncios a serem trabalhadas nessa rede.

Com o uso dessas estratégias é possível crescer no Instagram, algo a ser considerado diante de todas as vantagens que estão presentes nessa rede social, como o seu citado crescimento, além da sua alta capacidade de adaptação ao que se oferece no mercado.

Local onde é possível encontrar desde uma empresa de gestão de áreas contaminadas até o perfil de uma nutricionista, pois é justamente a sua alta oferta de possibilidades que torna possível ao Instagram crescer de forma tamanha na internet.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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