A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (7), a Operação Narcocapital, destinada ao enfrentamento de grupo investigado pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A operação é coordenada pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Capitais (DECRIM), do Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Blumenau/SC, e decorre de investigação iniciada há mais de um ano, voltada à identificação dos integrantes, da estrutura operacional e da movimentação financeira do grupo investigado.
Ao todo, foram expedidos 41 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão, cumpridos em 19 municípios dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Aproximadamente 100 policiais participam da operação, com atuação integrada das Polícias Civis dos estados envolvidos.
No Rio Grande do Sul, policiais civis da DRACO de Santana do Livramento deram cumprimento a duas ordens judiciais no município de Santana do Livramento/RS, expedidas pela Vara Estadual de Organizações Criminosas do Estado de Santa Catarina.
Durante o cumprimento de uma das medidas judiciais, os policiais localizaram, no interior do imóvel objeto das buscas, uma arma de fogo.
No local encontrava-se um homem. Diante da localização da arma de fogo irregular, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia para a adoção das providências legais cabíveis.
Resultados da operação
Até o momento, a Operação Narcocapital resultou na prisão de cinco investigados em cumprimento a mandados judiciais, além de três prisões em flagrante.
Durante as diligências também foram apreendidos aproximadamente 50 quilos de diferentes variedades de cannabis, avaliados em cerca de R$ 2 milhões, além de duas armas de fogo.
Em Santa Catarina, as diligências são realizadas nos municípios de Camboriú, Balneário Camboriú, Blumenau, Guabiruba, Balneário Gaivota, Florianópolis e Navegantes, além de outras localidades abrangidas pela investigação nos demais estados.
Como parte das medidas de descapitalização do grupo investigado, o Poder Judiciário também autorizou a constrição patrimonial de 12 veículos e sete imóveis, bem como o bloqueio de ativos financeiros até o limite de R$ 750 milhões.
As investigações prosseguem sob responsabilidade da Polícia Civil de Santa Catarina, e novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço das diligências e a preservação do sigilo necessário à investigação.
