Growth hacking: o que é e como pode te ajudar

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O Growth hacking pode ajudar sua empresa no caminho que envolve o aumento dos resultados em marketing, geração de leads, oportunidades de vendas, entre outros fatores.

Uma vez que todos os gerentes de marketing digital tem um grande comprometimento com o crescimento da empresa, é importante ficar atento às estratégias de Business Intelligence.

Neste artigo falaremos mais do que é o Growth hacking e como ele pode te ajudar a implantar as ações certas na sua empresa.

O que é Growth Hacking?

A primeira vez que o termo Growth hacking foi usado foi por Sean Ellis, CEO da Growth Hackers.

De acordo com Ellis, trata-se do marketing orientado a experimentos, achando oportunidades de desenvolver estratégias que resultem no crescimento da sua empresa de armazem logístico SP.

Growth hacking é um termo que não tem tradução literal para o português, mas podemos entender seu significado isolando as palavras.

Growth quer dizer “crescimento”, enquanto hack se relaciona com o conceito de brecha. Dessa forma, trata-se do ato de achar e explorar brechas para fazer a empresa crescer.

Sean Ellis detectou em suas consultorias que as empresas aplicavam o Growth hacking, mas logo paravam e voltavam a estagnar ou crescer em passos lentos.

Vendo isso ele percebeu a necessidade de formar profissionais que de dedicassem ao trabalho de um crescimento contínuo, e assim surgiam os primeiros growth hackers, a princípio dentro das equipes de marketing.

O profissional de marketing precisa ter conhecimentos diversificados para identificar as oportunidades em cada etapa da jornada de compra, como:

  • Processos;
  • Metodologia;
  • Tecnologia;
  • Comportamento do consumidor.

Então algumas empresas, como uma empresa de demolição, criaram até mesmo a posição de growth hacker, embora se trate mais de uma forma estratégica de pensar do que necessariamente um cargo.

Os growth hackers precisam encontrar oportunidades de crescimento, independentemente do trabalho que executem na organização.

O que não faz um Growth Hacker?

Uma vez que é algo relativamente novo, é comum que o conceito de growth hacking seja mal interpretado. Existem algumas pessoas que pensam que se trata de algo mágico e instantâneo, que dobrará os resultados com uma simples mudança de layout.

Mas o growth hacking não se baseia nesses achismos e sim em hacks que comprovam a possibilidade de resultados, de forma que mudança do layout pode ser um deles, desde que seja fundamentada.

Existem também quem confunda o termo com hackers, que são pessoas que usam técnicas antiéticas para obter resultados no meio digital, afinal uma das interpretações de “hack” é exatamente “brecha”.

Dessa forma, o growth hacker é um profissional especialista em encontrar brechas e oportunidades que façam a empresa crescer rapidamente, sendo muito diferente do que fazem os hackers de computador, que invadem sites e sistemas.

Outra questão é pensar que para fazer growth hacking é preciso ter conhecimentos de programação. Ainda que algumas ações requeiram a programação, não é esse profissional que deve fazê-lo.

Mas para destacar a sua empresa que atende clientes com o objetivo de comprar madeira para telhado, é fundamental que o growth hacker tenha conhecimentos de tecnologia a ponto de identificar o que deve ser feito e solicitar quem saiba fazer.

Assim, é muito comum que as empresas tenham bons programadores em suas equipes de growth.

Quais são as vantagens do Growth Hacking?

Pontuamos a seguir os principais benefícios para você adotar o growth hacking na sua empresa.

Competir em pé de igualdade com os big players

Um desafio comum para gestores de pequenas e médias empresas: aumentar os resultados em marketing e vendas, mesmo em um mercado dominado por grandes empresas que contam com uma forte estratégia de marketing.

Utilizando o growth hacking é possível descobrir oportunidades que ainda não são exploradas por essas empresas, de forma que você pode se destacar e sair na frente nos meios digitais.

Um bom exemplo é perceber que as suas empresas concorrentes não produzem conteúdo de forma estratégica. Dessa forma você pode fazê-lo e conquistar posições nos mecanismos de busca, como o Google, que eles ainda não conseguiram.

Economia nas ferramentas e ações digitais

Para fazer os resultados crescerem, é comum que algumas empresas aumentem seus investimentos em marketing, mas isso não é uma regra, principalmente quando falamos de growth hacking.

Muitas vezes as brechas encontradas pelos growth hackers não são as mais caras, de forma que algumas vezes basta uma pequena mudança na estratégia para aumentar a escala de crescimento.

Com isso você economiza ferramentas e ações digitais, pois nem sempre é necessário aumentar o investimento para ter resultados maiores, e sim estar atento às oportunidades que te façam chegar lá.

Aumento dos horizontes do negócio

Podemos dizer que em um fornecedor de piso vinílico, o growth hacking consegue ampliar as diretrizes do negócio.

Uma vez que o objetivo é fazer com que o negócio cresça, o growth hacker pode trazer insights que os gestores da empresa ainda não conseguiram ver.

Em um exemplo, se sua persona começa a estar presente em canais específicos de marketing digital onde você e seus concorrentes não estão, ser o pioneiro lhe dará um grande diferencial competitivo no mercado.

A mesma ideia vale para produtos e serviços que sua empresa ainda não oferece, pois com o growth hacking você pode identificar necessidades de clientes que ainda não estão sendo atendidas.

Ao suprir essa lacuna, você consequentemente aumenta os resultados e a receita do seu negócio.

Por que fazer growth hacking?

Trouxemos aqui três motivos pelos quais implementar um processo é essencial para aplicar o growth hacking na sua empresa de forma que possa ser replicado.

O crescimento vem da soma de vários pequenos passos 

Os hacks milagrosos para uma empresa de distribuidor de equipamentos de proteção individual são muito raros.

Então, em vez de buscar a solução mágica que vai fazer sua empresa crescer rapidamente da noite para o dia, o ideal é buscar várias soluções com taxas de crescimento mais realistas.

Quando olhar com calma, perceberá que o somatório dessas várias melhorias vai levar a um crescimento exponencial.

Possibilita rodar vários experimentos ao mesmo tempo

Um fato é que os experimentos demoram, precisando de uma enorme quantidade de dados para haver uma relevância estatística.

Da mesma forma, para colher os resultados é preciso tempo, e se você não vai rodar os experimentos em paralelo, vai demorar muito para conseguir todas as análises necessárias.

Você precisa levar em conta que a maioria dos experimentos, cerca de 80%, falham, por isso é preciso realizar vários até que se consiga encontrar de fato uma melhoria.

Gera aprendizado e mais ideias para otimização

Estruturar um processo possibilita a geração de aprendizado, então mesmo quando um experimento não traz resultados positivos é possível aprender com ele e pensar em novas formas de melhoria.

Mostrando que sua empresa de serviço de ancoragem predial só tem a ganhar ao aplicar essa estratégia.

Como implementar Growth Hacking em uma empresa

Fique sabendo que os processos de implementação do growth hacking podem variar de acordo com o perfil da empresa, por isso trouxemos alguns processos que você deve seguir, independentemente do tipo de negócio que você gerencie.

Conheça o funil do Growth Hacking

Assim como o funil de vendas que contextualiza a jornada de compra do cliente, o growth hacking também conta com um funil com estágios próprios, chamado por Dave McClure de “funil do pirata”.

Suas iniciais em inglês são AARRR, o que se assemelha muito ao grito de um pirata, e por isso o nome. São ele:

  • Acquisition (Aquisição): trazem as práticas de conquista do cliente;
  • Activation (Ativação): visa entregar uma boa primeira experiência ao cliente;
  • Retention (Retenção): o nível de satisfação do cliente faz comprar;
  • Revenue (Receita): são clientes que trazem faturamento para a empresa;
  • Referral (Indicações): são aqueles que trazem outras pessoas.

Dessa forma, as ações de growth hacking precisam ser voltadas para otimizar esse funil, sendo necessário analisar cada etapa separadamente, além de identificar em quais delas estão os problemas que precisam de uma solução urgente.

Gere ideias

O processo de growth hacking começa com o levantamento de ideias que possam fazer a empresa crescer, por isso reúna seu time e faça um brainstorming.

E também não esqueça de realizar pesquisas de mercado e benchmarking, incluindo a análise de blogs, sites e outros canais condizentes ao nicho do seu negócio.

Aproveite essas situações para anotar todas as ideias para sua fábrica de chapa expandida, pois qualquer ideia pode ser desenvolvida com a colaboração dos outros membros da equipe.

Faça experimentos

Para saber se as ideias levantadas fazem sentido ou não, você pode investir nos experimentos. Testes A/B podem ser aplicados com o objetivo de verificar qual ação é a mais acertada para ser tomada.

Neste momento você deve definir quais membros da equipe estão envolvidos nos projetos de growth hacking, bem como as métricas que serão utilizadas para medir os resultados.

Analise os resultados

Ao analisar resultados, é importante fazer isso com total transparência, e caso o resultado obtido não seja o esperado, tente entender quais foram os erros para evitá-los nas próximas ações.

Conclusão

Neste artigo você pode aprender sobre o growth hacking e como ele é importante até mesmo para empresas de torre de resfriamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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