O que faz um sistema para laboratório de análises clínicas?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O setor de saúde depende de informações do paciente facilmente acessíveis. Os pacientes não podem ter um tratamento eficaz se os profissionais médicos não puderem acessar suas informações de saúde. É aqui que entra um sistema para laboratório.

Esse tipo de software é a força vital do setor de saúde e possibilita o suporte ao atendimento de pacientes críticos e a melhoria do fluxo de trabalho nas instalações de saúde. 

Quer compreender o que é um sistema para laboratório de análises clínicas e como ele funciona? Continue a leitura e descubra! 

O que é um sistema para laboratório? 

Um sistema para laboratório é um tipo de software médico que as instalações do laboratório usam para armazenar dados importantes do paciente que os médicos precisam para diagnosticar e tratar adequadamente um paciente. 

Esses dados incluem principalmente pedidos de testes laboratoriais recebidos e enviados e resultados de testes. Além disso, o sistema pode ser capaz de rastrear pedidos de laboratório e transmitir dados para o prontuário eletrônico de um paciente.

Tal como acontece com todos os registros de saúde eletrônicos, as informações pessoais de um paciente podem ser armazenadas, incluindo seu nome, data de nascimento, sexo, endereço e histórico médico. 

Um sistema de informação de laboratório também pode armazenar e processar as seguintes informações:

  • O médico que leu os resultados do laboratório;
  • A data de admissão do paciente na instalação ou trabalho de laboratório;
  • Gestão de fluxo de trabalho;
  • Comparação dos resultados de laboratório de um paciente;
  • O tipo de amostra coletada e o rastreamento subsequente de onde ela está no processo de análise;
  • Comunicação entre a equipe, incluindo documentação de telefonemas ou e-mails. 

Muitos profissionais médicos usam software de laboratório clínico para tratar pacientes. Essa tecnologia permite que profissionais médicos acessem resultados laboratoriais importantes de forma fácil e eficiente para avançar com um diagnóstico ou plano de tratamento para condições existentes. 

Esse sistema eletrônico reduz os erros de entrada de dados e garante que o histórico do paciente seja mais completo.

Como funciona um sistema para laboratório

Como qualquer sistema eletrônico, um sistema para laboratório consiste em muitos componentes que permitem que ele funcione com eficiência. Para ser bem-sucedido, esse tipo de software precisa ter recursos de organização de armazenamento e capacidade de se envolver no rastreamento de amostras. 

O rastreamento de amostras informa aos laboratórios onde as amostras estão no processo, quando um teste de laboratório foi solicitado, se foi concluído e se o médico revisou os resultados. 

A organização do armazenamento permite descobrir onde a amostra de sangue ou tecido foi armazenada, até a prateleira do refrigerador ou freezer que foi utilizado. Isso é particularmente útil em ambientes de saúde movimentados, onde os erros podem custar caro. Sistemas de informações laboratoriais eficientes também incluem: 

  • Cadernos eletrônicos;
  • Acompanhamento de clientes;
  • Banco de dados de conformidade e treinamento;
  • Centralização de dados;
  • Rastreamento de equipamentos, incluindo quando reordenar determinados itens, quando a manutenção desses itens é devida ou se deve calibrar determinados instrumentos antes do uso. Na verdade, você pode personalizar um sistema de informações de laboratório para reordenar automaticamente certos itens quando acabar. 

Benefícios do software para laboratório

Os exames laboratoriais são um componente vital do diagnóstico e tratamento da doença. Como tal, há muitos benefícios de testar software de laboratório. Aqui estão apenas alguns: 

  • Ótimos resultados: com um software, os resultados laboratoriais dos pacientes são facilmente acessíveis. Além disso, reduz o risco de erros de diagnóstico ou extravio de amostras, pois tudo é simplificado e organizado em um só lugar.
  • Custos reduzidos: um dos maiores benefícios dos sistemas de informação de laboratório é que eles podem ajudar a reduzir os custos ao longo do tempo. Como a equipe pode acessar as informações do paciente rapidamente, isso reduz o tempo gasto na classificação manual dos arquivos. Além disso, reduziu os custos para auditorias regulatórias ou projetos, pois os requisitos de pessoal para concluir uma tarefa são reduzidos.
  • Segurança: todas as unidades de saúde precisam priorizar a segurança de seus pacientes. Um sistema para laboratório torna isso possível, especialmente porque tem a capacidade de limitar o acesso indevido. 
  • Tempo de resposta mais rápido: automatize grande parte do seu fluxo de trabalho com o LIS certo para obter os resultados dos pacientes mais cedo.
  • Usabilidade e Reusabilidade: como muitos dos mesmos testes geralmente são solicitados, você pode economizar tempo criando testes automatizados que podem ser solicitados várias vezes. 

Últimas considerações

Agora que você já sabe o que é um sistema para laboratório de análises clínicas e como ele funciona, caso queira investir nessa tecnologia, busque por uma opção que seja confiável.

Tenha em mente que estamos falando de um software que pode trazer inúmeros benefícios ao seu negócio, desde que realmente seja desenvolvido com esse objetivo. 

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies