Como utilizar o Marketing de Experiência?

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Como você se sente ao ter experiências positivas com um produto? Pode ser com comida, cosméticos, roupas ou qualquer outro. Uma boa experiência marca o comprador e o fideliza, porque não existe propaganda melhor do que experimentar um produto e ficar satisfeito com o que ele oferece. 

O marketing de experiência leva isso em consideração e proporciona através de promoções, brindes, amostras e outras ferramentas uma boa experiência do cliente, aumentando a satisfação e garantindo que haja chances de retorno, compra e fidelização. 

Como na usinagem de peças, no marketing de experiência o seu cliente tem a percepção moldada de acordo com as condições oferecidas e por isso fica mais propenso a se fidelizar, se moldando.

A fidelização é muito importante para a previsibilidade de uma empresa e é esse o alvo do marketing de experiência. Esta ferramenta é baseada em três V ‘s: valor, verdade e vontade. Neste artigo, abordaremos o significado desses fatores e como utilizá-los. Gostou da pauta? Então fique conosco!

Valor

O valor não está relacionado a preço, mas à importância do produto e a ligação do cliente com a empresa. É através do valor que o cliente se liga à loja e estabelece a relação que, se fortalecida, o transforma em freguês, o fidelizando. 

Mas para que haja esse valor, é necessário conhecer a sua persona. O valor de uma locação de gerador de energia para um cliente que sofre com a falta de energia constante é diferente para quem tem contato com essa realidade em poucos momentos. 

Dessa forma, uma empresa que oferece Serviços de Caldeiraria, por exemplo, precisa destacar que essa tarefa não apresenta nenhum risco ao funcionário e com este projeto a durabilidade do seu equipamento será muito alta, passando credibilidade aos consumidores tornando-se referência na área.

Por isso, para utilizar o valor no marketing de experiência, entenda quem é o seu cliente e o que ele valoriza. Assim, você o alcança de maneira mais fácil, além de ter mais facilidade também na estratégia de alcance, pois você percebe onde ele está e como encontrá-lo.

Verdade 

Se venda é confiança, a verdade é o que estabelece a transparência, necessidade de qualquer negócio. A verdade no marketing de experiência nada mais é do que o compromisso com promessas verdadeiras, sem enganar o cliente.

Assim, é fundamental repassar informações sobre descontos e promoções de produtos e serviços que sejam reais. Afinal, isso pode gerar uma boa reputação e, consequentemente, fará com que os clientes indiquem sua marca para outras pessoas, resultando em um aumento nas vendas.

Lembre-se que a experiência proporcionada ao consumidor deve ser a mesma depois da compra de um Carregador Florestal, por exemplo. Por isso, nesta parte, é necessário que haja um gerenciamento de resíduos, transformando o atendimento transparente e verdadeiro para que o efeito dessa estratégia não seja negativo.

Vontade

A vontade é o que move o marketing de conteúdo. Como comprar algo se não existe vontade de comprá-lo? Isso é muito importante para que as compras existam e, consequentemente, os clientes também. 

Para gerar vontade nos leads, é preciso, assim como no ‘valor’, conhecer a sua persona. É através deste conhecimento que as técnicas para gerar vontade são colocadas em ação. Além disso, saiba como captá-lo, o que ele mais gosta e como oferecer isso a ele.

Dessa forma, para sua estratégia de venda de motor para portão eletrônico, por exemplo, seja bem-sucedida, é necessário passar para o público, a importância que esse produto vai trazer na vida deles, como: segurança, praticidade, funcionalidade, agilidade entre outros fatores fundamentais. 

Vale ressaltar que criar uma necessidade facilita o processo de compra. Afinal, como mencionado acima, esse produto oferecerá maior proteção contra possíveis invasores, o que resultará em um desejo involuntário de consumir os serviços de sua empresa.  

Por fim, o marketing de experiência ajuda você e sua empresa a captar e fidelizar clientes, aumentando sua cartela de clientes e possibilitando novas oportunidades de vendas, uma vez que um cliente fidelizado oferece os seus serviços por confiar em seu trabalho. Por isso, utilizá-lo em seu negócio traz grandes benefícios.

Gostou do conteúdo? Então, nos acompanhe e leia mais sobre marketing, mas não se esqueça de compartilhar essas informações nas redes sociais. Até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais 

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