Praias artificiais: saiba como funciona e onde conhecer no Brasil

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A praia do Cerrado, por exemplo, é um passeio inesquecível em um complexo que conta com boa infraestrutura e lazer para pessoas de todas as idades

Um dos grandes atrativos ao visitar um parque com água termal é desfrutar de momentos especialmente pensados para o seu bem-estar, sendo o destino uma excelente escolha para investir na qualidade de vida e no combate ao estresse. Conheça mais sobre o tipo de destino.

O que é uma praia artificial?

Praias artificiais são obras de arquitetura que simulam todas as características de uma praia natural, porém com alguns atrativos a mais: a areia é branquinha e a água, transparente. Elas são construídas em locais distantes do litoral, seja no interior do Brasil, seja nas áreas centrais de outros países. Por aqui, o destaque fica no Centro-Oeste.

Quando há uma praia artificial o destino se torna ainda mais empolgante, pois as opções de lazer se diversificam. Uma das principais praias artificiais do mundo é a Praia do Cerrado, conhecida por sua estrutura completa e suas diversas opções de lazer.

Praia do Cerrado   

Eleita a maior praia de águas quentes de fontes naturais do mundo, a do Cerrado foi construída dentro do complexo do Hot Park, em Rio Quente (GO). Essa praia artificial conta com quatro partes, tendo nove tipos de ondas, que chegam a 1,20m de altura.

Lá existem espaços somente para crianças, com ondas pequenas e águas rasas, e locais até mesmo para a prática do surf. A praia do Cerrado leva esse nome porque fica na região Centro-Oeste do país, bem próxima de Caldas Novas, cujo bioma principal é o cerrado. A região, contudo, foi feita sob medida para você se sentir como se estivesse no litoral — até mesmo com mais conforto e tranquilidade.

Afinal, não é preciso se preocupar com o estacionamento para carros, espaço na areia ou uma ducha para tirar o sal do corpo. A praia do Cerrado conta com uma decoração paradisíaca, com pedras e diversas estruturas para garantir o seu lazer. Há palco para shows, bares, restaurantes e uma programação de lazer voltada para pessoas de todas as idades.

A praia tem ainda vários espaços voltados para a prática esportiva, como quadras de areia com todos os equipamentos para a prática de vôlei, futevôlei, futebol, frescobol, entre outros.

Infraestrutura gigantesca     

A praia do Cerrado é apenas uma das inúmeras atrações do Hot Park, o maior parque aquático de águas termais do mundo, situado dentro do Rio Quente Resorts. Isso significa que você ficará hospedado no próprio local de lazer, sem precisar se preocupar com situações que geralmente acontecem nas cidades litorâneas.

O espaço tem uma área de 25 mil metros quadrados, o que é equivalente a quatro campos de futebol. Para abastecer tudo, são direcionados 5,2 milhões de litros de água renovados a cada três horas, quantidade que alimenta as 20 piscinas do complexo.

As ondas são programadas com alturas baixas, altas, longas e curtas; a praia tem 210 metros de areia fininha e branca em extensão, com 80 metros de largura. A capacidade é para cerca de 9 mil pessoas, respeitando todos os protocolos de segurança de combate ao coronavírus. O local inclui ainda lojas temáticas e praça de alimentação.

É importante informar que, apesar da tecnologia, a praia do Cerrado foi planejada com todos os aspectos de uma natural, com palmeiras e a mesma sensação de tranquilidade oferecida por praias naturais.

Curiosidades

O que chama muito a atenção de quem conhece a praia artificial do Cerrado é a existência de ondas com tamanhos diferenciados. Elas são criadas por meio de um sistema sincrônico que funciona com um gerador de ondas. Esses equipamentos utilizam o ar para produzir ondulações na água, deixando-as bem parecidas com as movimentações reais.

Os motores que propulsionam as ondas são ligados de 15 em 15 minutos e a praia tem licença de funcionamento concedida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral. Ou seja, as águas são de qualidade e não recebem nenhum tipo de produto químico.

A temperatura da água fica em torno de 37,5 ºC, o  que faz com que o passeio possa acontecer em todas as épocas do ano, incluindo o inverno.

Na praia existem bangalôs que são reservados para os hóspedes do resort, ou seja, você terá todo o conforto para desfrutar de momentos incríveis, seja em um fim de semana ou feriado, seja em um período de férias. O espaço também é totalmente familiar.

Para quem quer aprender a se aventurar no surf, no local há a possibilidade de fazer aulas do esporte. Como as ondas podem ser programadas, as ondulações são ideais para iniciantes na prática.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies