Estratégia competitiva como elaborar uma para sua empresa?

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Todos os profissionais que trabalham com gestão de marketing têm grandes desafios sobre desenvolver os projetos e as ações que têm o dever de trazer ótimos resultados para a empresa. E uma das formas que trarão os melhores resultados será por meio de uma estratégia competitiva.

O mercado está cada vez mais competitivo, e com a vinda de novos concorrentes e o fortalecimento dos que já existem, as estratégias podem ser o diferencial que é necessário para que a sua empresa alcance os melhores resultados.

E com o objetivo que você entenda sobre a estratégia competitiva, e o porquê ela é tão importante atualmente e sobre como montar ela dentro da sua empresa, continue a sua leitura neste artigo.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

O que é uma estratégia competitiva

Definimos a estratégia competitiva como a maneira de organização compete com outros concorrentes que estão no mercado. E por isso, ela também poderá ser vista como uma ferramenta para se destacar sobre a concorrência, sobretudo em áreas de grande concorrência. Quando usamos esse tipo de estratégia, será possível levar a determinada empresa a um status diferenciado.

O primeiro passo será conhecer bem o seu produto e o perfil de seus clientes para compreender qual valor eles buscam em suas compras e o quanto eles estão dispostos a pagar.

Muitas empresas costumam desenvolver estratégias tomando por base em suas experiências anteriores em marketing e vendas e em Curso Online.

Mas, com o objetivo de obter os resultados que ainda não foram alcançados, será preciso executar algumas ações que ainda não foram colocadas em prática.

Quando a estratégia competitiva está construída, você conseguirá levantar uma série de diferenciais no mercado de vendas, além de detectar as novas oportunidades que o mercado lhe propõe.

Como montar uma estratégia competitiva?

Se você deseja montar e colocar em prática uma estratégia competitiva, você deverá conhecer as 5 Forças de Porter que fazem parte do campo administrativo e econômico, elas são:

  • Conhecer a rivalidade entre os concorrentes;
  • Saber sobre as ameaças de produtos substitutos;
  • Saber negociar com os clientes;
  • Saber sobre as ameaças de novos entrantes;
  • Saber negociar com os fornecedores.

E a partir desses conceitos, vamos lhe apresentar 5 passos que você deve conhecer e seguir para montar a sua estratégia competitiva.

1°. Planeje um mapa de rivalidade

O primeiro passo central da estratégia competitiva é sempre estar conectado com os seus concorrentes, pois, irá lhe garantir uma importante análise. Se você consegue identificar os seus concorrentes e compreender sobre o trabalho deles, isso poderá ajudar no sucesso da sua estratégia.

É sempre importante fazer a sua análise com muita calma e com uma boa disponibilidade de tempo, pois, com calma e com tempo ela poderá ser muito bem trabalhada. Sempre ao levantar as análises de seus concorrentes, lembre-se de considerar tudo.

Busque sempre considerar também o uso dos 4P’s do marketing que se aprende em Cursos Online que vão competir em relação a:

  • Produtos;
  • Praças de mercado;
  • Preços;
  • Promoção.

2°. Identifique as suas ameaças no mercado

No segundo passo, você deve buscar levantar sobre os produtos dos concorrentes e como isso pode ser uma ameaça para você.

As ameaças podem ser em produtos, serviços e as novidades que podem prejudicar as suas vendas por meio da concorrência indireta.

Quando você montar a sua estratégia competitiva, busque listar todos os concorrentes que podem oferecer aos seus clientes benefícios similares ou melhores que o seu.

3°. Busque superar as expectativas

Acredita que vivemos em um mercado cada vez mais concorrido?

Atualmente, os clientes buscam o melhor custo-benefício, melhores preços, condições melhores de pagamentos, atendimento personalizado, entre outros. E por isso, sempre busque observar o comportamento de seus clientes.

Quanto perceber que o preço pode estar um pouco acima da média do mercado, você deverá criar uma forma de precificação que cubra as demais ofertas. E se por um acaso o cliente ainda não enxergou alguma diferença entre a sua oferta e as dos concorrentes, então será necessário agregar mais valor ao seu produto ou serviço.

4°. Sempre esteja preparado

Você jamais deve-se acomodar no mercado, mesmo que a sua empresa esteja vendendo bem. Você deve sempre estar muito bem preparado para tudo que possa surgir.

Mesmo que a sua empresa distribuísse os melhores preços e serviços, ela pode ser a qualquer momento ultrapassada por um concorrente novo do mercado. Então, a sua estratégia sempre deve estar em constante processo de melhoria e de desenvolvimento.

5°. Busque sempre por mais fornecedores

Ter poucos fornecedores de produtos ou serviços pode ser algo muito arriscado. Por exemplo, imagina você precisar vender um produto, e seus fornecedores não têm, e assim não conseguirá entregar ao cliente determinado produto. Por isso, sempre tenha mais de uma opção de fornecedores que preencham o que você precisa.

Como vimos neste artigo, é de grande importância que a sua empresa tenha uma estratégia competitiva sólida, com o objetivo que você seja o diferencial dentro do mercado. E mesmo que venha novas empresas, os seus clientes nunca vão lhe abandonar.

E como você aprendeu a como montar uma estratégia competitiva, sempre perceba que ser o diferencial é o principal na área de negócios.

Depois de ler sobre estratégia competitiva como elaborar uma para sua empresa, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Fonte: Redação

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