Tecnologia em prol do meio ambiente: novos recursos voltados à energia solar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Pesquisadores focam no desenvolvimento de produtos cada vez mais eficientes

A sustentabilidade é um dos temas mais importantes para um futuro saudável está cada vez mais popular. Com isso, tecnologias como a energia solar se tornam mais procuradas. As empresas, por sua vez, visam elaborar equipamentos mais desenvolvidos e modernos para a geração de energia solar.

Grande parte da pesquisa nessa área está voltada para desenvolver produtos que ajam com eficiência na produção de energia solar. Os custos também tendem a cair para que alcancem novos clientes. Com um preço acessível, é possível que mais e mais residências e negócios possam contar com essa tecnologia.

Para quem quer investir em painel solar para a captação de energia, é preciso calcular a área disponível e a quantidade que o produto é capaz de converter por m2. Os pesquisadores se debruçam em novas oportunidades, como os painéis fotovoltaicos orgânicos, que são mais em conta e ainda ecologicamente sustentáveis.

Célula solar

A célula solar de Perevskita é outra forma de gerar energia através de um mineral provindo da Rússia. Diferentes materiais começam a ser testados para que tenham mais eficiência, e pode fazer com que surjam novas gerações de painéis solares. As células de filme fino também são usadas e têm a maleabilidade como seu maior benefício.

Telha de captação de energia solar

Desenvolvida pela primeira vez no Brasil em 2020, as telhas de captação de energia solar são uma das novidades que está sendo aperfeiçoada. Ao invés de instalar painéis solares, as próprias telhas já servem como captadoras de energia, sendo possível a construção direta de casa e estabelecimentos ecológicos, diminuindo gastos e deixando de interferir na arquitetura e design das cidades.

Energia solar e locomoção

E não é somente em casa e prédios que a energia solar pode ocupar uma posição de destaque. Já existem cadeiras de rodas, por exemplo, movidas através de energia solar. Com esse tipo de alimentação, é possível gerar até sete horas de energia para movimentar a cadeira.

Até veículos movidos à energia solar já são uma realidade. Há alguns protótipos e até lançamentos de carros que usam a energia solar para movê-los. Essa tecnologia para os carros ainda está engatinhando, mas já se pode imaginar um futuro com carros usando essa forma de energia limpa e sem poluir o meio ambiente.

Fonte: Redação

Créditos:IStock

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies