9 dicas para cuidar do seu cabelo no outono

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Saiba que produtos utilizar e quais hábitos evitar nesta estação do ano

Com a mudança de estação, os cabelos necessitam de diferentes cuidados. Se no verão a preocupação é com fios ressecados pelo sol, praia e piscina, no outono o uso do secador pode exigir, também, hidratações mais frequentes.

Apesar disso, não importa qual seja a época do ano, é indispensável cuidar dos fios, usando produtos como uma boa vitamina para cabelo. Quer saber como cuidar melhor das madeixas no outono? Confira as dicas!

1.  Faça uma reconstrução capilar

A reconstrução capilar tem o objetivo de devolver as proteínas aos fios danificados, podendo ser feita em casa ou em um salão especializado. O processo faz parte do cronograma capilar, ao lado da hidratação e nutrição, devolvendo a queratina para os fios. Esse componente é responsável pela elasticidade, força e resistência dos cabelos.

Como o verão tende a deixar as madeixas mais fragilizadas, o primeiro tratamento feito no outono é a reconstrução. Inclusive porque fios porosos, quebradiços e finos não conseguem absorver os nutrientes e líquidos entregues na hidratação e nutrição.

2.  Lave os fios com água morna

Dias mais frios podem significar elevar a temperatura do chuveiro. No entanto, essa mudança não é recomendada na hora de lavar os cabelos. Você pode até tomar um banho mais quente no corpo, mas, quando chegar a hora de limpar os fios, prefira a água morna ou fria.

3.  Aposte nos shampoos e condicionadores com queratina

O cuidado com as madeixas pode começar ainda na lavagem. Prefira os shampoos e condicionadores com queratina. O produto é usado tanto na reconstrução quanto na nutrição dos fios e vai ajudar a mantê-los mais fortes e saudáveis.

4.  Hidrate os fios

A hidratação não será esquecida durante o outono. Procure manter uma rotina, buscando hidratar os fios a cada sete dias. Este é o intervalo médio que os fios aceitam para não ficarem ressecados ou muito oleosos. Se o cabelo tem algum dano, você pode diminuir este intervalo até que se fortaleça novamente.

5.  Use o secador com menos frequência

Secador, chapinha e babyliss — estes três objetos podem ser grandes inimigos dos cabelos se usados todos os dias. O ideal é apostar na temperatura média e usá-los poucos dias na semana. Se você mantém uma rotina de hidratação e nutrição, o intervalo de dois dias (dia sim, dia não) é o mais indicado.

6.  Tenha um shampoo antirresíduos

O shampoo antirresíduos ajuda a eliminar resquícios de produtos químicos, poluição e até a oleosidade acumulada nas madeixas. É interessante ter um em seu banheiro e lavar os fios com ele quinzenalmente. Depois dessa limpeza profunda, lembre-se de usar finalizadores e outros produtos hidratantes para proteger os cabelos.

7.  Penteie os fios antes de entrar no chuveiro

Não entre no chuveiro com os cabelos embaraçados. Antes de tomar seu banho, procure pentear os fios. Assim, já elimina aqueles que caíram (e no outono é normal que a queda de cabelos aumente) e demais sujeiras que estejam presas no couro cabeludo. Para facilitar o processo, você pode manter um pente no box do banheiro.

8.  Prepare os fios antes das químicas

Quer pintar, descolorir ou fazer outros processos químicos? No outono está liberado fazê-los, mas antes prepare os cabelos para os procedimentos. O indicado é fazer uma boa hidratação e nutrir as madeixas. Depois, é só realizar a química desejada e manter os cuidados para que os fios não fiquem quebradiços e sem vida.

9.  Use um bom finalizador

Os finalizadores também vão garantir bons resultados e proteger as madeixas no outono. Invista em produtos indicados para o seu tipo de fio: lisos 1A, 1B, 1C; ondulados 2A, 2B, 2C; cacheados 3A, 3B, 3C; e crespos 4A, 4B, 4C. Além do condicionador, um bom creme para pentear é essencial para deixar os cabelos sempre lindos e saudáveis.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies