Cuidados que você deve ter ao correr em áreas urbanas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Você ama correr em áreas urbanas? Para que a sua atividade física fique completa e segura, é preciso ter cuidado nas ruas; neste artigo, confira três dicas essenciais

As áreas urbanas dos grandes centros devem ser entendidas como uma soma perfeita das necessidades dos pedestres e motoristas. Mas, para que isso aconteça, é indispensável tomar alguns cuidados e seguir regras. É dessa forma que acidentes são evitados.

E isso vale para as atividades do dia a dia. Por exemplo: muitos pedestres gostam de aproveitar os passeios para realizar atividades fitness, como correr ou se alongar. Por mais que não haja empecilhos, é sempre bom estar atento para não esbarrar em locais indevidos e se machucar.

Mas, você sabe quais são esses cuidados? Antes de citá-los, é importante frisar que as regras e boas práticas não existem por nada. Eles foram formulados após anos de estudo, seja sobre as ruas ou até mesmo os locais mais seguros para os pedestres se movimentarem. Ou seja, para tudo tem uma razão.

Por mais que muitos gostam de dar um “jeitinho” para atravessar mais rápido ou até mesmo realizar cruzamentos indevidos com o veículo, é errado não ter esses cuidados. Pode até ser que você consiga chegar no local pretendido mais cedo, mas consequências podem ocorrer.

No caso dos motoristas, além do risco, existe também a possibilidade de levar multas. Algo que ninguém quer, não é mesmo? Agora que você já sabe que precisa tomar cuidados, que tal saber quais são os principais? Continue a leitura até o final e não deixe de aplicar as dicas na sua rotina.

Quais são os cuidados essenciais?

Abaixo, confira uma lista de três dicas para quem deseja correr nas ruas. Todo cuidado é indispensável. A sua atividade física ficará completa e segura somente se você prestar atenção. Vamos lá?

1. Respeite as leis de trânsito

Como citado anteriormente, as leis não existem por nada. Tudo tem um motivo. E é por isso que as leis de trânsito foram inventadas. Com o crescimento da área urbana, cada vez mais se tornou necessário aplicar limites e regras. Assim, pedestres e motoristas conseguem conciliar os espaços.

Dessa forma, não atravesse em locais não sinalizados e também não ultrapasse o sinal quando ele estiver vermelho. Quando esses erros são cometidos, tanto o pedestre quanto o motorista podem sofrer penalizações e correr riscos. Espere até que o sinal fique verde e atravesse.

Caso você não esteja próximo(a) a uma faixa para pedestres, ande mais um pouco e tente encontrar alguma. Somente em casos onde não há faixas por perto, olhe para os dois lados antes de atravessar. E tenha a certeza de que nenhum carro está por perto.

2. Não ande em ciclovias

Um dos maiores erros dos corredores de áreas urbanas é correr nas ciclovias, o que é extremamente contraindicado. Além de dificultar a locomoção de quem anda de bicicleta, existe a possibilidade de se acidentar.

Afinal, muitos corredores ficam distraídos no momento de correr, focando apenas na atividade física. Então, olhe na sua cidade onde as ciclovias estão sinalizadas e tente não correr nas proximidades. Você estará fazendo o bem para si mesmo e para os ciclistas.

3. Não deixe a música muito alta

Os corredores amam realizar atividades físicas escutando uma música bem alta. Não há nenhum problema quando a atividade é realizada em locais fechados, como nas academias. Mas nas ruas essa prática não é recomendada, pois pode tirar a atenção de ruídos externos.

Quando os nossos ouvidos estão “atentos”, podemos identificar quando um carro, bicicleta ou até outra pessoa está por perto. Contudo, isso não ocorre quando estamos com o fone de ouvido. Se você não abre mão da música, verifique se não está muito alta e assegure-se de que mesmo com o fone ainda consegue escutar os barulhos da rua.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies